A Terra acolhe a Água, formando Pi, União, Manter-se Unido, Solidariedade









O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada






O Caminho do Céu
de K'un, a Terra, a Mãe, até Ch'ien, o Céu, o Pai
perpassando por todos os Filhos:


Nossa consciência é atada à Terra, a Mãe, K'un, o lugar onde estamos.  Nossa consciência em ampliação faz acontecer a Montanha, o Mestre, Ken, a Quietude, o homem que busca sua realização dentro de seu Caminho da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação até se tornar Homem Sagrado.  A Terra e a Montanha realizam-se, enquanto Vida manifestada e encarnada, através a possibilidade de vida que é doada pela Água, K’an, a Água, que traz consigo a Sabedoria e vai buscando por todos os lugares. A vida manifestada é então não somente vivenciada pela terra, pela rocha e pela água mas também pela madeira, em Sun, o Vento, a Madeira, e esta vegetação é levada adiante pelo vento e eclode a vida, desabrocha a vida através Chen, o Trovão, o Incitar, que acaba trazendo o Fogo, Li, para a terra, ampliando a consciência do Homem que já se encontra entre o Céu e a Terra.  Esta expansão da consciência acontece através seu espelhamento permitido por Tui, O Lago, que espelha Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo, o doador da vida infinitizada e iluminada à K'un, a Terra, o Receptivo.










Pi, União, Manter-se Unido, Solidariedade

A Terra recebe a Água

Janine Milward



"O que tem paz é fácil de manter
O que é anterior ao despertar é fácil de planejar
O que é frágil é fácil de quebrar
O que é pequeno é fácil de dissolver
Realiza-se a partir de antes da existência
Organiza-se a partir de antes da desordem
.......................................
Os homens, na realização das atividades
Sempre fracassam em suas quase-conclusões
Cautela tanto no fim como no princípio
Conduz à atividade sem fracasso" (1)


K’un, A Terra, A Mãe, O Vazio, A Não-Luz, A Obscuridade, A Devoção, O Receptivo, O Abranger, A Abnegação, A Humildade, A Bondade, A Perseverança, A Docilidade, O Povo, encontra-se com K’an, A Água, O Abismal, O Perigo, O Mistério, O Segredo, A Sabedoria, A Alma, A Lua, A Prata... e juntos formam o Hexagrama 8 Pi, Manter-se Unido, Solidariedade, União... dando, assim, continuidade aos 64 Encontros de Imagens ou 64 Hexagramas do I Ching do Caminho do Céu – do Céu Anterior, do Mundo do Não-Manifestado.

___ ___
_______          K’an, A Água, Trigrama Visitante
___ ___
___ ___
___ ___           K’un, A Terra, Trigrama Primordial
___ ___


K’un, A Terra, como Trigrama da Terra, acolhe em seu útero toda a água que vier do céu para a terra, em seu benfazejo ciclo de chuva, olho d’água, córrego, riacho, rio, mar, oceano... nuvem, chuva.....

K’an, A Água, no Trigrama do Céu, é o Abismal, e assim sendo, ao cair sobre a terra, vai escorrendo desde os lugares mais altos, das montanhas, dos morros, até encontrar os vales, as planícies.... A água vai escolhendo os lugares mais fundos, que lhe permitam fluir, vai rodeando as rochas, vai se infiltrando por entre a terra e as raízes das plantas, atravessando os obstáculos, despencando, formando cachoeiras..... A água adentra as cavernas, descobre os segredos e os mistérios da terra....

K’an, A Água, é o segundo filho a ser encontrado pela Terra, K’un, em seu Caminho do Céu. K’an, é também filho da terra, sendo água, sendo a Lua, sendo a Alma que busca sua encarnação, sua materialização....

Essa fusão de K’an, A Água, com K’un, A Terra, é a doce fusão da encarnação neste Planeta Terra. Em Pi, União, O Manter-se Unido, corpo e alma, juntos, encontram A Luz de Ch’ien, o Céu, trazendo consigo o Espírito, através de Li, O Fogo, a filha do Céu.

É interessante notarmos que quando K’un, A Terra, recebe K’an, A Água, A Alma, se forma o Hexagrama Pi, União. E quando Ch’ien, O Céu, recebe Li, O Fogo, O Espírito, se forma o Hexagrama Ta Yü, Grandes Posses, A Grande Conquista.

___ ___           _______
_______          ___ ___
___ ___           _______
___ ___           _______
___ ___           _______
___ ___           _______

Pi,                        Ta Yü,
                              Manter-se Unido, União        Grandes Posses, A Grande Conquista



Em Pi, União, impera a subjetividade dos Encontros. Em Ta Yü, Grandes Posses, impera a objetividade dos Encontros. Pi, A União, é o desejo, a aspiração, da formação da Comunidade, do Ashram, do Mosteiro. Em Ta Yü, A Grande Conquista é a realização da formação da Comunidade, do Ashram, do Mosteiro.

Em Pi, União, existe a objetividade dos Encontros entre os homens e os seres.  Em Ta Yü, A Grande Conquista, existe o tom subjetivo maior que traz o porquê da realização da União, dos Encontros entre os homens e os seres.

Em Pi, União, existe o movimento descendente e bem fundamentado, entre Água e Terra, buscando pelo local ideal onde os Encontros possam ser realizados.  Em Ta Yü, A Grande Conquista, existe o movimento ascendente e sempre ascendente do Céu e do Fogo, elevando as mentes,  buscando por uma realização maior dentro da religiosidade e dentro da espiritualidade.

Em Pi, A União, os homens – as Linhas Yin - são atraídas pela Luz emanada pela consciência iluminada do governante do Hexagrama – a Linha Yang na Quinta posição.

Em Ta Yü, A Grande Conquista, os discípulos – as Linhas Yang – são Caminhantes que Caminham seus Caminhos, seguindo a consciência iluminada em sua Plenitude de Humildade do governante do Hexagrama – a Linha Yin na Quinta posição.

"Curvar-se permite a plenitude
Submeter-se permite a retidão" (2)


Também Pi, Manter-se Unido, União, nos revela a aspiração de processar o corpo físico – as Linhas Yin – comandadas pela Linha Yang na Quinta posição, que é a consciência iluminada, O Espírito. Já em Ta Yü, A Grande Conquista é a realização do Corpo de Luz – as Linhas Yang – contendo já dentro de si A Alma – a Linha Yin na Quinta posição – que é aquilo que resta do corpo físico transmutado...

Entre o desejo e a realização do desejo, entre Pi, A União, e Ta Yü, A Grande Conquista, existem 60 Hexagramas, ou Encontros ou situações de Luz e de Não-Luz a serem vivenciadas por K’un, A Terra, O Receptivo, em seu Caminho do Céu em direção a Ch’ien, O Céu, O Criativo.

Por isso, o I Ching, no Julgamento em Pi, Manter-se Unido, União, já prevê a imperiosidade da elevação, constância e perseverança do Caminhante em seu Caminho.




 


O Julgamento


O desenho das Linhas do Hexagrama Pi, Manter-se Unido, A União, nos mostra uma única Linha Yang ocupando seu lugar idealmente correto, a Quinta Linha, acrescida pelo fato de deter a governança do Hexagrama...

A Quinta Linha Yang é o rei, aquele que possui a consciência iluminada; e as cinco Linhas Yin são os súditos do rei, o povo, o reino. O rei é a mente que possui a consciência iluminada e o reino é o corpo, o Caldeirão, que deve ser transmutado em Corpo de Luz através da consciência iluminada.

Sendo assim, em Pi, Manter-se Unido, A União, Primeiramente é revelado o Caminhante Caminhando seu Caminho. E, então, esse Caminhante – por ser um centro de irradiação de Luz – torna-se aquele que congrega os outros Caminhantes, com a mesma natureza, a mesma essência, formando uma comunidade...

"O Homem Sagrado não acumula
Quanto mais faz para os homens, mais tem
Quanto mais dá aos homens, mais aumenta
O Caminho do Céu é favorecer e não prejudicar
O Caminho do Homem Sagrado é fazer e não disputar" (3)


Por isso, o I Ching diz: "Manter-se Unido traz boa fortuna."

E continua: " Indague ao oráculo mais uma vez se você possui elevação, constância e perseverança."

Elevação, Constância e Perseverança são Virtudes Yang. Quando aqui o I Ching formula uma nova pergunta em seu Julgamento, possivelmente ele está se dirigindo não apenas à Quinta Linha, a do rei, a da consciência iluminada, mas também a todos aqueles que se aproximam do rei e de sua Luz.

No caso das Linhas Yin, essa perseverança é determinada pela Virtudes Yin da Abrangência, Receptividade, Docilidade, Generosidade, Humildade.  Em função do fato de que as Linhas Yin são alquimizadas pela única Linha Yang do Hexagrama, a Linha do Rei que as une, é certo que a perseverança de cada uma das Virtudes Yin deve ser voltada para a boa garantia da União, do Manter-se Unido, do exercício da Solidariedade.
No caso da Linha Yang, essa perseverança é determinada pelas Virtudes Yang da Determinação, Continuidade, Criatividade.  Em sendo a Linha Yang a Linha do Rei, aquele que congrega as demais Linhas Yin que aderem à União, a perseverança é determinante o sentido da liderança e do comando da União.

Porém, mais adiante, quando abordarmos o Hexagrama Nuclear inserido em Pi, Manter-se Unido, A União, veremos que, essa pergunta é bastante dirigida à Quinta Linha, que, mesmo sendo Yang e em lugar correto e governante do Hexagrama, precisa sempre manter consigo a Virtude mestre, A Humildade.

"O que pode tornar os rios e os mares reis dos cem vales
E saber situar-se em baixo
Por isso podem ser os reis dos cem vales
Assim,
O Homem Sagrado aspirando estar acima dos homens
Coloca suas palavras abaixo das deles
Aspirando estar à frente dos homens
Coloca seu corpo atrás dos deles
Portanto,
Situa-se em cima mas seu povo não sente o peso
Situa-se à frente porém o povo não é lesado
Assim, o mundo alegra-se em exaltá-lo
Porém sem desgosto
Como ele não disputa
O mundo não pode disputar com ele." (4)


Por tudo isso, o I Ching emenda: " Então não há culpa"

O I Ching segue, dizendo: "Os inseguros gradualmente se aproximam."

É importante lembrar-nos sobre as posições que ocupam K’un, A Terra, e K’an, A Água, dentro dos Mapas do Céu Anterior e do Céu Posterior.

No Mapa do Céu Anterior ou Mundo da Não-Manifestação, K’un, A Terra, ocupa o lugar do Inverno, o norte, enquanto K’an, A Água, é o Outono, o oeste. Ambos designam tempos de final, de término, de retirada, de avanço da Escuridão, da Obscuridade através da Não-Luz que se aproxima e que se instala.

No Mapa do Céu Posterior ou Mundo da Manifestação, K’un, A Terra, ocupa o lugar do sudoeste, um passo antes do Outono – pronta a se retirar do cenário – enquanto K’an, A Água, ocupa o lugar do Inverno, o norte. Novamente, o ciclo do ano e do dia e da natureza como um todo, encontra seu final.


O CÉU ANTERIOR - WU CHI -
O MUNDO DA NÃO-MANIFESTAÇÃO





O CÉU POSTERIOR - TAI CHI -
O MUNDO DA MANIFESTAÇÃO



Dessa forma, todas as Linhas Yin do Trigrama da Terra bem como a Linha Yin na Quarta posição no Trigrama do Céu, precisam "acordar" para realizarem sua aproximação da Linha Yang, a consciência iluminada, na Quinta posição. Para tanto, não somente é preciso o tempo certo acontecer (a chegada da Primavera com o Retorno da Luz da consciência a ser iluminada) bem como vencerem a grande extensão de terra que separa as Linhas Yin (de K’un, A Terra) da Linha Yang.

Por isso, o I Ching diz: "Os inseguros (no plural) gradualmente se aproximam". Cada Linha a seu tempo de compreensão e a seu espaço de trasladação.

Continuando, o I Ching avisa: "Aquele que chega tarde demais encontra o infortúnio".

Dessa vez, se fala de uma única Linha (aquele, no singular), que parece ser a Linha Yin na Sexta posição... Estando já além da Linha Yang da consciência iluminada na Quinta posição, a tendência inexorável da Sexta Linha é a de abandonar o Hexagrama e portanto, não praticando a esperada Solidariedade, Pi, A União....   Saindo do Hexagrama, terá que cumprir novamente as etapas iniciais do novo Hexagrama até novamente alcançar a possibilidade de se aproximar da Wuinta Linha para, finalmente, realizar Pi, A União... Porém o I Ching avisa que essa aproximação pode ser demasiadamente tardia, trazendo, então, o infortúnio.

Também o infortúnio a ser encontrado estará designado através da formação do Hexagrama Nuclear – que certamente não inclui a Sexta Linha.




 


A Imagem


No Texto da Imagem, o I Ching diz:  Sobre a terra há água:  a imagem do Manter-se Unido.  Assim, os reis da antiguidade concediam direitos feudais sobre os diferentes estados e mantinham relações amistosas com os senhores feudais.

K’un, A Terra, se encontra no Trigrama da Terra. K’an, A Água, se encontra no Trigrama do Céu, em Pi, Manter-se Unido, A União, Solidariedade. Tanto a Terra como a Água se encontram em seus lugares corretos de ser, sua essência correta, sendo que A Água ainda prevalece dentro do Hexagrama pelo fato de todas as suas Linhas estarem ocupando suas posições ideais!

Aquilo que a Terra mais precisa para manter em si sua vida é a Água.

Aquilo que o rei mais precisa para manter em si o reino (representados pelo Trigrama do Céu) é da Terra e de seu povo trabalhando essa Terra (representados pelo Trigrama da Terra).

Quando o I Ching menciona os diferentes estados está falando das Linhas Yin - porque K'un, a Terra, representa as cidades, os estados, os países.

Sendo Pi, Manter-se Unido, um Hexagrama de União e harmonia entre o povo e o governante, é certo que, dentre os súditos, alguns são escolhidos – as quatro Primeiras Linhas Yin – para ajudar o rei a governar o reino.

Dessa forma, através da imagem de K’un, A Terra, recebendo a visita de K’an, A Água, temos a representação da estrutura política e governamental ideal.

"Governar um grande reino
é como cozinhar um pequeno peixe
Atuando sob o céu através do Caminho
Seus demônios não são despertados
Não que seus demônios não sejam despertados
Seu despertar não fere o homem
Não apenas que seu desperta não fira o homem
O Homem Sagrado também não fere o homem
Sendo que os dois não se ferem
Assim suas Virtudes se unem e retornam " (5)





Trigramas e Hexagrama Nucleares


Os trigramas nucleares inseridos em Pi, Manter-se Unido, são Ken, A Montanha, A Quietude, O Mestre, e K’un, A Terra, O Receptivo. É então formado o Hexagrama Nuclear Po, Desintegração, A Fuga da Luz.

___ ___                                                                     ________
_______          _______                                             ___  ___         
___ ___           ___  ___                                             ___  ___         
___ ___           ___  ___          ___  ___                     ___  ___         
___ ___                                  ___  ___                     ___  ___         
___ ___                                  ___  ___                     ___  ___

Pi, Manter-se Unido, A União                                 Po, Desintegração, A Fuga da Luz


Ken, A Montanha, O Mestre, A Quietude, tem a sua Linha Yang advinda da Quinta Linha, a da consciência iluminada, a Linha governante, do Hexagrama Pi, Manter-se Unido.  Esta é a Linha que realiza a União entre o rei e seu reino, seus súditos, seu povo.

No entanto, ao formar o Hexagrama Po, Desintegração, essa mesma Linha Yang é aquela fadada a se retirar, a dar lugar à Plenitude da Não-Luz, ao Vazio...  É a Linha que designa a inexorável Fuga da Luz, a sabedoria sobre a conclusão dos ciclos. 

Por isso, o I Ching, no Julgamento, enfatiza a importância de se perguntar novamente ao Oráculo se o Caminhante possui elevação, constância, perseverança. Já está intrínseco, em Pi, Manter-se Unido, a necessidade de o Caminhante se precaver e se fortificar em seu trabalho espiritual em relação à perda do ego, à total entrega ao momento da Fixação e a proximidade do início do trabalho com o Elixir da Vida para alcançar a Iluminação e para a formação do Feto Sagrado que, posteriormente, será transmutado em Corpo Sagrado.

Esse exemplo deve ser seguido, dócil e abnegadamente, pelas outras Linhas Yin que formam o Hexagrama Po, Desintegração, tanto ainda no Trigrama de Ken, A Montanha, do Céu, quanto no Trigrama da Terra, com K’un, A Terra, O Receptivo.

Assim, para que um empreendimento seja bem-sucedido, deve existir um ideal em comum que envolva os Caminhantes – as Linhas Yin – imanado por um dirigente capaz de juntar e direcionar esses Caminhantes – a Linha Yang.

Po, Desintegração, A Fuga da Luz, prenuncia a possibilidade do Perigo (Virtude de K’an, A Água) da falta de harmonia ou de boa integração do grupo acontecer. Novamente, o I Ching previne o Caminhante acerca a questão sobre elevação, constância e perseverança pois, certamente, dificuldades podem acontecer.

Finalmente, em Po, Desintegração, o avanço da Não-Luz é uma realidade. Sendo assim, recomenda-se a todos as Virtudes de K’un, A Terra, como A Humildade, A Não-Ação, A Docilidade.

"Curvar-se permite a plenitude
Submeter-se permite a retidão" (2)


 


As Linhas


Todas as Seis Linhas estão voltadas para a União, Pi, cada qual à sua própria maneira, dentro da posição que ocupa no Hexagrama.

A Primeira Linha mantém um vínculo de Solidariedade com a Linha Governante, a Linha Yin na Quinta posição. 

A Segunda Linha mantém sua correspondência natural com a Quinta Linha Yang por ser uma Segunda Linha Yin: o Homem da Terra unido ao Homem do Céu. 

A Terceira Linha não exatamente encontra o bom caminho para a União correta. 

A Quarta Linha mantém-se extremamente unida à Quinta Linha, por ser a Linha do Ministro servindo à Linha do Rei. 

A Quinta Linha é a Linha Governante e única Linha Yang do Hexagrama e está em posição idealmente correta e por todas estas razões, consegue realizar a União predita pelo Hexagrama Pi. 

A Sexta Linha é a única que não consegue realizar a União, por estar no cume do Perigo, em K’an, a Água, no Trigrama do Céu.

 



Linha a Linha


___ ___
_______
___ ___
___ ___
___ ___
___ ___           A Primeira Linha


A Primeira Linha, Linha do Tesouro da Terra, é Yin e idealmente incorreta. Porém, mesmo incorreta, a Primeira Linha mantém-se firmemente dentro das Virtudes da Humildade e da Receptividade. Essa Humildade e essa Receptividade fazem com que receba do alto, do Trigrama do Céu e fundamentalmente da Quinta Linha, a Linha Yang da consciência iluminada, a esperança da União, Pi, poder acontecer.  Sendo assim, existe uma imensa Solidariedade entre a Primeira Linha, o começo do Hexagrama, e a Quinta Linha, a Linha Governante de Pi, União, Manter-se Unido.

Por isso, o I Ching diz: " Mantenha-se solidário a ele com sinceridade e lealdade. Não há culpa nisso"

Também a Humildade e a Receptividade da Primeira Linha fazem-na receber as graças vindas do Trigrama do Céu na imagem da própria água.... Sendo K’un, A Terra, O Vazio, a ocupante do Trigrama da Terra, sua imagem pode ser revelada como o cântaro de barro, vazio, que é cheio com a água jorrada do Trigrama do Céu ou Exterior, K’an, A Água, A Sabedoria.

"Torne-me naturalmente firme e possuidor do saber
Percorrendo o Grande Caminho
Temendo apenas o desperdício" (6)

Então, ainda para a Primeira Linha, diz o I Ching: "A verdade é como um cântaro de barro cheio. Assim, ao final, a boa fortuna vem de fora."

"A argila é trabalhada na forma de vasos.
Através da não-existência
Existe a utilidade do objeto" (7)




___ ___
_______
___ ___
___ ___
___ ___           A Segunda Linha
___ ___


A Segunda Linha é Yin e idealmente correta, podendo assim se sentir unida ao governante do Hexagrama, a Linha Yang na Quinta Linha, que lhe é correspondente.  A Segunda Linha é o Homem da Terra que se liga à Quinta Linha. que é o Homem do Céu..

Sendo o centro do Trigrama K’un, A Terra, O Receptivo, e o centro do Trigrama da Terra ou Interior, a Segunda Linha realiza seu papel com Humildade e aguarda o momento correto de ser reconhecida..

"A boa caminhada não deixa rastros ou pegadas
....................................
O bom nó não necessita de corda para ser atado
E não pode ser desatado" (8)

"Bem plantado, não se desarraiga
Bem abraçado, não se aparta" (9)

Assim, para a Segunda Linha, o I Ching diz: "Mantenha-se unido a ele interiormente. A perseverança traz boa fortuna."

Quando o I Ching diz ‘interiormente’, é possível que esteja se referindo ao Trigrama da Terra, que é interiorizado, e que apresenta K'un, a Terra, uma imagem também interiorizada, abnegada, receptiva, assim como a própria Linha Yin.  Mais adiante, veremos que a Linha Yin na Quarta posição, apresenta uma União exteriorizada, por já se encontrar no Trigrama do Céu.





___ ___
_______
___ ___
___ ___           A Terceira Linha
___ ___
___ ___


A Terceira Linha, a Linha do Princípio Primordial da Terra, é Yin e idealmente incorreta. Sua relação de correspondência com a Sexta Linha é falha porque esta não se encontra dentro da União, da Solidariedade que se propõe em Pi, Manter-se Unido...  Sua relação de correspondência com a Quarta Linha também é difícil – embora ambas sejam Linhas de transição – porque a Terceira Linha ainda está bastante enredada com as três Linhas Yin anteriores a ela.

Dessa maneira, a Terceira Linha nos apresenta uma situação onde não se encontra a Solidariedade correta, nem a União ideal.

"Quem não valoriza se mestre
e quem não ama seu recurso
mesmo inteligente, permanece enormemente desorientado" (8)

"O Grande Caminho é bastante tranqüilo
Mas os homens gostam bastante de trilhas" (6)

Por tudo isso, o I Ching diz: "Você une-se às pessoas erradas."






___ ___
_______
___ ___           A Quarta Linha
___ ___
___ ___
___ ___


A Quarta Linha, a Linha dos Tesouros do Céu, é Yin e idealmente correta. Sendo assim, e também pelo fato de já estar dando início ao Trigrama do Céu ou Exterior, a Quarta Linha está sob a proteção do governante, a Quinta Linha, e o serve com satisfação e humildade.
"Por isso, o Grande Homem
coloca-se no consistente e não coloca-se no rarefeito
Habita no Fruto e não habita na Flor
Por isso, afasta esta e persiste naquele." (10)

A flor é bela e atrai por sua beleza. Lao Tsé neste Capítulo nos chama atenção para o fato de que o homem pode se enredar demais no conhecimento intelectual que, como a flor, é belo e atrativo, porém efêmero....

‘"Aquele de conhecimentos avançados
Como a flor do Caminho
É o princípio da estupidez" (10)

O fruto, no entanto, advém da flor, alimenta, e tem suas sementes contenedoras de vida retornando à terra, trazendo assim o Retorno da Luz....

A flor são todas as outras Linhas Yin de Pi, A União, Manter-se Unido e o fruto é a Quinta Linha, a Linha Yang do Homem Sagrado.

Assim, a Quarta Linha, a do Tesouro do Espírito, O Conhecimento do Céu, é aquela que mais conhece o Hexagrama Nuclear Po, Desintegração, pois que neste Hexagrama, a Quarta Linha toma a posição da Quinta Linha, a Linha da consciência iluminada.

O I Ching lhe diz: "Mantenha-se unido a ele também exteriormente. A perseverança traz boa fortuna."

Quando o I Ching diz ‘exteriormente’ é bem possível que esteja se referindo à Linha Yin posicionada já no Trigrama do Céu, um lugar exteriorizado.  Vimos mais atrás, que, para a Segunda Linha, o I Ching aconselha que aquela se mantenha unida interiormente (por ser uma Linha Yin e no Trigrama da Terra, um lugar interiorizado.




___ ___
_______          A Quinta Linha
___ ___
___ ___
___ ___
___ ___


A Quinta Linha é Yang e idealmente correta, ocupando o lugar do Homem do Céu, aquele que é o rei, ou seja, aquele que possui a consciência iluminada e infinita. É a Linha governante do Hexagrama, reunindo em torno de si todas as outras Linhas que lhe manifestam Devoção, uma Virtude Yin – com exceção da Terceira e da Sexta Linhas, os lugares de conclusão dos Trigramas da Terra e do Céu, respectivamente.

O I Ching inicia seu texto: "Manifestação de Solidariedade." E continua: "Durante a caçada o rei usa batedores somente em três lados e renuncia à caça que foge pela frente."

Os três lados possivelmente se referem às três Linhas Yin que seguem a Quinta Linha com Devoção: a Primeira, a Segunda e a Quarta.

A caça que foge pela frente é a Sexta Linha que não se reúne aos demais e já está deixando o Hexagrama, principalmente quando da formação do Hexagrama nuclear.

Quanto à Terceira Linha, o rei, a Quinta Linha, deixa que ela trilhe seus caminhos e que em algum momento possa "acordar" e finalmente, aderir à União, Manter-se Unido.

Por isso, o I Ching diz: "Os cidadãos não precisam ser advertidos"

A Quinta Linha é, naturalmente, o centro da União. Para ser o centro da União, por ter aí chegado e por manter este lugar, precisa possuir elevação, constância e perseverança.

 Também as outras Linhas que lhe seguem com Devoção precisam possuir elevação, constância e perseverança. Essas três qualidades podem ser possuídas tanto pelas Linhas Yin quanto pela Linha Yang, apenas que mantidas dentro de suas próprias Virtudes. Para as Linhas Yin, a Devoção. Para a Linha Yang, a consciência iluminada. Sendo assim, é possível haver A União, é possível Manter-se Unido, sem que nada seja forçado, com todos se aproximando por possuírem uma mesma essência.

Por tudo isso, o I Ching conclui A União realizada sob a governança da Quinta Linha com um feliz presságio: "Boa Fortuna"

"O grande Caminho é vasto
Pode ser encontrado na esquerda e na direita
Os dez mil seres dependem dele para viver
E ele não os rechaça
Conclui a obra sem mostrar a sua existência
É o manto que cobre os dez mil seres, sem agir como senhor
podendo ser chamado de pequeno
Os dez mil seres voltam para ele, sem que aja como senhor
Podendo ser chamado de grande
Assim o Homem Sagrado nunca age como grande
Por isso pode atingir sua grandeza" (11)





___ ___           A Sexta Linha
_______
___ ___
___ ___
___ ___
___ ___


A Sexta Linha é Yin e idealmente correta, ocupando o lugar do Princípio Primordial do Céu, o lugar do Sábio. No entanto, a Sexta Linha não se convence a Manter-se Unida, ao contrário, sua saída do Hexagrama primordial é inexorável e seu retorno poderá se dar na Primeira Linha do Hexagrama nuclear Po, Desintegração, inserido em Pi, Manter-se Unido, A União.
Essa passagem da Sexta posição para a Primeira posição – quando somente então poderá se sentir atraída pela Quinta Linha, a do rei, a da consciência iluminada.... faz com que o Ching diga: "Ele não encontra uma cabeça para manter-se unido." A cabeça é aquilo que prenuncia o nascimento, é o princípio. Porém, estamos falando da Sexta Linha, que é o final.

"Os homens, na realização das atividades
Sempre fracassam em suas quase-conclusões
Cautela tanto no fim como no princípio
Conduz à atividade sem fracasso." (1)

Do final até o re-começo, é um longo processo. Dessa maneira, possivelmente a Sexta Linha chegará tarde demais e perderá o tempo certo para Manter-se Unido, A União.

"Realiza-se a partir de antes da existência
Organiza-se a partir de antes da desordem" (1)


COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward 

 



Síntese de Pi, União, Manter-se Unido


A Terra recebe a Água,
formando Pi, União, Manter-se Unido, Solidariedade

Em seu terceiro encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe K’an, A Água, O Abissal, O Filho do Meio, e ambos formam o Hexagrama Pi, União

___ ___
_______
___ ___           Trigrama do Céu em K'an, A Água, O Abissal
___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama da Terra em K'un, A Terra


Depois de formar a rocha, a montanha, K'un, A Terra, recebe em si mesma a própria Vida através da Água, K'an, o Filho do Meio, aquele que também simboliza a Lua, A Alma, A Sabedoria da Vida e de sua perpetuação.

A Solidariedade manifestada em Pi, Manter-se Unido, a União, é devido às cinco Linhas Yin que se agrupam em torno de uma única Linha Yang, a Linha do Rei, a Quinta Linha, a Linha do Homem do Céu. 

A Terra possui Atributos como Submissão, Devoção, Obediência, Abrangência, Receptividade enquanto a Água possui o Atributo da Sabedoria - e a Quinta Linha, a Linha do Rei, demonstra esta Sabedoria e por isso, possui a iluminação da consciência e pode governar sabiamente.

Os dois Trigramas trazem Atributos de movimento descendente: o Trigrama do Céu apresenta o rei e sua côrte enquanto o Trigrama da Terra apresenta o povo.  A harmonia sempre presente no Hexagrama nos diz que o rei e seus súditos vivem unidos.

No entanto, para que a União possa realmente acontecer - e para que a Quinta Linha aja enquanto aquela que reúne, através a expansão mais iluminada de sua consciência - as demais Linhas em torno de uma motivação grupal, em torno da razão de todos se Manterem Unidos, o I Ching diz ao Caminhante:  Indague ao Oráculo mais uma vez se você possui elevação, constância e perseverança.

(Veremos que existe esta preocupação oracular, sim, em relação a esses Atributos que devem ser realizados pelo Rei enquanto única Linha Yang do Hexagrama e enquanto Linha Governante, em função do fato de que esta é a Linha culminante do Trigrama Nuclear Ken, a Montanha, bem como do Hexagrama Nuclear Po, Desintegração, ou seja, o I Ching, em entreLinhas, avisa que é possível que o Povo e a Corte fiquem desgovernados, sem uma Linha, a Linha do Rei, que os bem Mantenha Unidos.)

Vemos, portanto, que a Linha Governante do Hexagrama Pi, Manter-se Unido, é a Quinta Linha, a única Linha Yang do Trigrama do Céu e do Trigrama da Terra, a Linha do Rei que governa harmoniosamente sua corte e seu povo e todos se mantêm unidos diante desta mesma razão. 

Vemos que os Trigramas Nucleares inseridos são Ken, a Montanha, a Quietude, a Imobilidade, enquanto Trigrama Nuclear Superior (e trazendo sua Linha Yang como cume da Montanha) e K'un, a Terra, o Receptivo, enquanto Trigrama Nuclear Inferior.  A Linha Yang do cume da Montanha, em Ken, é a mesma Linha Yang na Quinta posição no Hexagrama Pi, Manter-se Unido, a Linha do Rei e a Linha Governante.  Sendo assim, o Rei volta-se realmente para sua corte e para seu Povo, não demandando posições ainda além daquelas que possui - o que deixa a Sexta Linha desprovida de atuação dentro de Pi, Manter-se Unido.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward


 



Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude – Lao Tsé
1.    Capítulo 64
2.    Capítulo 22
3.    Capítulo 81
4.    Capítulo 66
5.    Capítulo 60
6.    Capítulo 53
7.    Capítulo 11
8.    Capítulo 27
9.    Capítulo 54
10.  Capítulo 38
11.  Capítulo 34
Tradução de Wu Jyh Cherng – Editora Ursa Maior. SP

O I Ching, O Livro das Mutações
Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários de Richard Wilhelm
Tradução para o português de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto
Editora Pensamento – São Paulo, Brasil

I Ching, Alquimia dos Números
Wu Jyh Cherng
Editora Objetiva - Rio, Brasil





O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada