A Terra recebe o Lago, formando Ts’ui, Reunião








O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward






SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada








O Caminho do Céu
de K'un, a Terra, a Mãe, até Ch'ien, o Céu, o Pai
perpassando por todos os Filhos:


Nossa consciência é atada à Terra, a Mãe, K'un, o lugar onde estamos.  Nossa consciência em ampliação faz acontecer a Montanha, o Mestre, Ken, a Quietude, o homem que busca sua realização dentro de seu Caminho da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação até se tornar Homem Sagrado.  A Terra e a Montanha realizam-se, enquanto Vida manifestada e encarnada, através a possibilidade de vida que é doada pela Água, K’an, a Água, que traz consigo a Sabedoria e vai buscando por todos os lugares. A vida manifestada é então não somente vivenciada pela terra, pela rocha e pela água mas também pela madeira, em Sun, o Vento, a Madeira, e esta vegetação é levada adiante pelo vento e eclode a vida, desabrocha a vida através Chen, o Trovão, o Incitar, que acaba trazendo o Fogo, Li, para a terra, ampliando a consciência do Homem que já se encontra entre o Céu e a Terra.  Esta expansão da consciência acontece através seu espelhamento permitido por Tui, O Lago, que espelha Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo, o doador da vida infinitizada e iluminada à K'un, a Terra, o Receptivo.









K'un, a Terra,
acolhe Tui, o Lago
formando
Ts'ui, Reunião


Janine Milward





K'un, A Terra, O Receptivo, O Abranger, O Vazio, A Devoção, A Abnegação, A Mãe, O Devocional, recebe Tui, O Lago, A Alegria, O Jovial, A Filha Mais Jovem, A Ovelha, O Metal, A Concubina, As Armas, O Oeste, o Agrupamento - e ambas formam o Hexagrama 45, Ts’ui, Reunião.

___  ___
_______
_______      Tui, O Lago, A Alegria
___ ___
___ ___       K’un, A Terra, Trigrama Primordial
___ ___


K'un,  Terra, nos fala do Povo, das Massas, da Planície.  Tui, O Lago, nos fala do acolhimento de todas as águas, podendo elas serem as chuvas benditas, os filetes de água, os riachos que começam no alto das montanhas e que vão se tornando rios, finalmente desembocando nos lagos ou nos mares.  Nos lagos e/ou nos mares acontece a Reunião das águas - assim é Tui, o Lago.

Todas as águas se reúnem em Tui, O Lago, a Alegria.  Também as águas dos pântanos, dos lodos, porque Tui é a Flor de Lótus que nasce nos pântanos e que traz a paz.

Portanto, sempre a Terra é o Receptivo e, ao receber Tui, o Lago, acaba acolhendo em si a Reunião das Águas, tornando essa Reunião de Águas uma verdadeira Reunião entre Terra e o Lago. 

Outro Hexagrama que também nos apresenta esse encontro tão fusionado entre a Terra e a Água é Pi, União, Manter-se Unido, Água sobre Terá, K'an sobre K'un, onde existe apenas uma Linha Yang na posição do Rei, a Quinta Linha e todas as outras Linhas Yin estão em torno dele, do governante do Hexagrama.

___  ___
_______
___  ___
___  ___
___  ___
___  ___

Pi, União

Em Pi, União, a água cai sobre a terra, como se fosse uma doce e bendita chuva e a terra, dadivosa e receptiva, a recebe de braços abertos:  É a água que lhe trará suas bênçãos de renovação de vida.

Essa é uma reunião natural, simples, porém sem deixar de trazer responsabilidade aquele que comanda - a Quinta Linha Yang, a Linha governante, a Linha do Rei - essa União.  E por isso mesmo, o I Ching lhe pergunta ao discípulo que traz para si esse Hexagrama Pi, União, Manter-se Unido, Solidariedade:  Indague ao oráculo mais uma vez se você possui elevação, constância e perseverança; então não há culpa.

Em Pi, União, Água sobre Terra, os dois Trigramas possuem movimento descendente - e por isso, unem-se naturalmente. 

Porém, em Ts’ui, Reunião, Lago sobre Terra, o Trigrama do Céu possui duas formas de movimentação, a ascendente e a descendente: Tui, o Lago, possui movimento descendente quando realiza-se enquanto a reunião das águas.  No entanto, Tui, o Lago, possui movimento ascendente quando realiza-se enquanto o Espelho do Céu, aquele que traz o Céu para ser acolhido por sua Linha Yin ao alto, aquele que possui duas Linhas Yang - Linhas da Terra e do Homem - voltadas para a busca da realização junto ao Céu: é a Flor de Lótus, aquela que faz parte do Samadhi, o Êxtase Espiritual, a Flor da chacra da coroa, a reunião da Terra com o Céu.

Quando se trata do Hexagrama Ts’ui, Reunião, existem duas Linhas Yang no Trigrama do Céu, a Quarta e a Quinta Linhas, Linhas do Ministro e do Rei.  A Linha Yang na Quinta posição é sempre idealmente correta porém a Linha Yang também na Quarta posição já não nos oferece essa correção ideal de posicionamento.  Nesse caso, o Ministro terá importância fundamental em Ts’ui, Reunião - por trazer uma ação mais atuante junto ao Rei, uma ação coadjuvante, certamente.

Em Ts’ui, Reunião, o Rei estará dividindo, compartilhando, com o Ministro a responsabilidade de buscar em si mesmo as virtudes da elevação, constância e perseverança.  A Quinta Linha é a Linha Governante do Hexagrama juntamente com a Quarta Linha.

Richard Wilhelm comenta sobre esse Hexagrama: “Reunião significa ajuntar”.

Assim, a Linha do Rei, a Quinta Linha Yang, faz surgir um império e traz para si a figura do Ministro, a de seu ajudante mais imediato, para ambos bem governarem o povo, manifestado por K'un, A Terra, o Trigrama Primordial.  É a Reunião da sociedade, das pessoas, da multidão, dos súditos e dos governantes, de todos.


 





O Julgamento

No Julgamento, o I Ching nos diz:  Reunião.  Sucesso. O Rei se aproxima de seu templo.  É favorável ver o grande homem.  Isso traz sucesso. A perseverança é favorável.  Oferecer grandes sacrifícios traz boa fortuna.  É favorável empreender algo.


Em Ts’ui, Reunião, encontraremos as Virtudes do Lago e da Terra, de Tui e de K'un, traduzidas em Alegria e em Devoção.  Essa fusão de Virtudes nos traz a reunião bem sucedida.  Sendo assim, o I Ching diz:  Reunião.  Sucesso.

O Rei é sempre manifestado através da Quinta Linha, o lugar da consciência iluminada.  E não podemos nos esquecer que a Quinta Linha em Ts’ui, Reunião, é Yang e idealmente correta bem como a governante do Hexagrama. 

O templo poderá ser visto através do Trigrama Nuclear inferior, em Ken, A Montanha, o lugar do silêncio, da quietude, da meditação, do mestre.  Então, tudo isso leva o I Ching a dizer: O Rei se aproxima de seu templo. 


Novamente o I Ching assegura o sucesso e aconselha o homem superior: É favorável ver o grande homem.  Isso traz sucesso.   O grande homem se refere à Quinta Linha, a Linha do Rei, a Linha da consciência, Linha Yang idealmente correta e governante do Hexagrama.  E novamente o sucesso está assegurado pelo fato de que Ts’ui, Reunião, acontece com a boa fusão de movimentos descendentes entre o Lago, a Alegria, a Reunião de todas as Águas, e a Terra, a Devoção, o Receptivo, o Povo, a Planície, o acolhimento maternal. 

Quando o I Ching menciona: A perseverança é favorável., Ele está comentando sobre as duas Linhas Yang em Ts’ui, Reunião: as Linhas do Ministro e do Rei, Quarta e Quinta posições. O Ministro atua como aquele que se sobressai do Povo e junta-se ao Rei, imitando-lhe em sua iluminação e ampliação de consciência e comando - bem como em sua perseverança - por ser uma Linha Yang e contínua.  Mesmo que em lugar idealmente incorreto, essa Linha Yang do Ministro funcionará como uma maior aproximação da Quinta Linha e compreensão da mesma, diferenciando-se assim, do resto das Linhas Yin e vazada que compõem o Povo, que é receptivo e abnegado... enquanto a Linha do Ministro age e co-governa, por ser Yang e continua.

O I Ching continua: Oferecer grandes sacrifícios traz boa fortuna.

Acima foi comentado sobre Ken, A Montanha, como Trigrama Nuclear inferior e que significa o lugar do encontro realizado pelo Homem entre a Terra e o Céu: o Templo, o sentar-se em silêncio.  Sendo assim, os grandes sacrifícios são oferecidos no Templo.

Também tudo isso quer significar o próprio trabalho espiritual do Homem colocando-se em seu Caminho da Iluminação e posteriormente, em seu Caminho da Liberação ou Imortalidade.  O trabalho espiritual requer sacrifício : bem entendendo-se que sacrifício significa sagrado ofício, trabalho sagrado

E o I Ching  conclui, no Julgamento:  É favorável empreender algo.

A Quinta Linha, a Linha do Rei, a Linha da consciência iluminada, apresenta seu Caminho da Iluminação sendo realizado através de seu sagrado ofício, de seu trabalho espiritual.  É uma Linha Yang e em posição idealmente correta. 

A Quarta Linha, a Linha do Ministro, vem nos  apresentar aquele homem que pertence ao Povo - o Trigrama Primordial inferior, em Terra, A Devoção, K'un, e se destaca do Povo e torna-se Homem imitando e seguindo bem próximo, através de sua Linha Yang e perseverantemente trabalhadora de sua espiritualidade, a Quinta Linha, a Linha do Rei, a governante do Hexagrama.

Sendo assim, a fusão entre essas duas únicas Linhas Yang do Hexagrama Ts’ui, Reunião, dão o bom exemplo de empreendimento de ação e perseverança dentro do sagrado ofício - cada uma ao seu modo - para todas as demais Linhas Yin do Hexagrama, tanto as Linhas devocionais do Povo em K'un, A Terra, quanto a única Linha Yin do Lago, Tui, que é aquela que devocionalmente reflete os desígnios do Céu, a Linha do Céu no Trigrama do Céu, a Linha do Sábio, a Sexta Linha.

Além disso, em Ts’ui, Reunião, o I Ching aconselha que exista um motivo objetivado que ratifique esta reunião - e neste sentido, os movimentos tanto descendente quanto ascendente de Tui, o Lago, no Trigrama do Céu, atuam no sentido de bem estabelecer a ação - em suas Linhas Yang e Governantes do Hexagrama sendo bem acolhidas e obedecidas pelas Linhas Yin do Trigrama da Terra, em K'un, o Povo - e que a ação seja direcionada para a criação de algo, de algo que espelhe o céu na terra e que seja a motivação fundamental de Ts’ui, a Reunião e que siga os aconselhamentos do I Ching:  É favorável empreender algo.


 



A Imagem


Sobre a Imagem, nos diz o I Ching:  O homem superior renova suas armas para enfrentar o imprevisto.

Tui, O Lago, é o Jovial, a Alegria, porém também nos fala sobre o Metal, sobre as Armas que são feitas com o metal.

Metal e Terra estão unidos: isso fabrica a riqueza do Planeta, não é mesmo?  A riqueza sempre atrai guerras, conflitos.  Sendo assim, o Povo, em K'un, A Terra, fabrica suas Armas, em Tui, O Lago, para defender sua riqueza.

Não valorizando os tesouros, mantém-se o povo alheio à disputa.
Não enobrecendo a matéria de difícil aquisição, mantém-se o povo alheio à cobiça.
Não admirando o que é desejável, mantém-se o coração alheio à desordem.

Tao Te Ching, Capítulo 3, Lao Tsé

Aquele que utiliza o Caminho para auxiliar o senhor dos homens
Não utiliza a arma e a força, sob o céu
Pois esta atividade beneficia o revide.

Onde o exército se instala, surgem espinhos e ervas secas.

Tao Te Ching, Capítulo 30, Lao Tsé


A Virtude do Metal (em Tui, O lago) é a Justiça e a Virtude da Terra (em K'un, A Terra) é a Fidelidade.

Em Ts’ui, Reunião, Lago sobre Terra, a Justiça se encontra no Trigrama do Céu, através a receptividade das leis celestes na Sexta Linha Yin e da governança dessas leis nas Quinta e Quarta Linhas Yang... E a Fidelidade se encontra no Trigrama da Terra, em K'un, A Terra, O Povo, O Devocional, O Receptivo, as três Linhas Yin do Trigrama Interior.

O homem superior renova suas armas para enfrentar o imprevisto.

Quando o I Ching menciona a possibilidade do imprevisto, ele quer se referir aos Trigramas Nucleares inseridos em Ts’ui, Reunião: Sun, O Vento, sobre Ken, A Montanha.  O Vento nos fala da movimentação da comunicação e a Montanha nos fala da quietude e da mestria.  Sendo assim, notícias de ações imprevistas podem alcançar o homem em sua quietude e que então se coloca em ação ditada por sua mestria ao sempre estar disposto a renovar suas armas para enfrentar o imprevisto - dentro de uma reação mais pacifista ou  dentro de uma reação menos pacifista.

No entanto, a tendência do Hexagrama, como um todo, é bem mais pacifista - embora mantenha suas armas sempre bem disponíveis de serem usadas.  Tui, o Lago, manifesta Alegria e reúne-se à Terra, K'un que a acolhe com Devoção e Receptividade.  Ken, a Montanha, busca sua quietude e sua mestria enquanto Sun, o Vento, se movimenta trazendo o conhecimento e a comunicação entre os Povos.


 



Trigramas e Hexagrama Nucleares


Os Trigramas Nucleares tecidos a partir de Ts’ui, Reunião, são Sun, O Vento, a Filha mais Velha, A Comunicação, A Suavidade, A Movimentação, e Ken, A Montanha, o Filho mais Jovem, A Quietude, O Mestre.

                                               ___  ___
_______                                 _______                                
_______                                 _______                                 _______
___  ___                                 ___  ___                                 ___  ___
                                               ___  ___                                 ___  ___
                                               ___  ___

Sun, o Vento,                         Ts’ui, Reunião                        Ken, a Montanha
A Madeira



Ambos os Trigramas Nucleares formam o Hexagrama Nuclear Vento sobre Montanha, Ch'ien, Desenvolvimento, Processo Gradual.

_______
_______
___  ___
_______
___  ___
___  ___

Ch'ien, Desenvolvimento, Progresso Gradual


Chien, Desenvolvimento, Processo Gradual, Vento sobre Montanha, Sun sobre Ken, forma a figura da Árvore que cresce vagarosamente ao alto da Montanha.  Sun, O Vento, O Penetrante, A Suavidade, é também A Madeira, A Árvore.

A árvore sobre a montanha cresce vagarosamente, tendo suas raízes que adentrar profundamente a terra cheia de pedras - porque é uma montanha.  Assim, as raízes da árvore têm que se enroscar mais e mais, para se firmarem melhor no solo.  Também o crescimento da árvore é vagaroso.  A árvore tem que crescer e ficar bem alta para poder ser vista de longe, muito longe...

Aliás, o Hexagrama que nos aponta para algo que precisa se manter bem alto para ser visto por todos e ao mesmo tempo a todos contemplar, é Contemplação, Vento sobre Terra, com suas duas Linhas Yang ocupando as Quarta e Quinta posições, formando a imagem de um Templo.

_______
_______
___  ___
___  ___
___  ___
___  ___

Kuan, Contemplação


Voltando ao Hexagrama Nuclear inserido em Ts’ui, Reunião - Ch'ien, Desenvolvimento, Progresso Gradual -, encontraremos novamente a Árvore - ou o Templo - ao alto da Montanha, ou seja, veremos o Mestre realizando sua meditação, sendo contemplado ao longe por seu exemplo de busca de sua iluminação ao mesmo tempo que ele também contempla tudo ao seu redor, seu Povo.  Não podemos nos esquecer que Ken, A Montanha, é a imagem mais próxima do homem em seu Caminho de tornar-se Homem Iluminado, Homem Sagrado.

O Contemplar e o ser contemplado são partes do ato da meditação.  Na meditação, entramos em nosso silêncio interior e entoamos nosso mantra pessoal que nos traduz nosso Eu Sou diante da Criação e a Criação diante de nosso Eu Sou - em intenso fusionamento.  Toda a Criação e nosso Eu Sou estão contidos na interiorização absoluta de Deus, da Suprema Consciência.

E certamente, dentro de Ch'ien, Desenvolvimento, Processo Gradual, encontraremos, ao longo de suas Linhas, os ensinamentos em relação aos de graus de uma longa escada, aos passos de uma longa jornada.

Uma longa jornada começa debaixo dos pés.

Tao Te Ching, Capítulo 64, Lao Tsé

Essa longa escada é a longa Jornada da Alma em direção à si mesma, saindo de seu sentido de coletividade dentro da Criação para se fusionar à unicidade do Absoluto, de Deus, da Suprema Consciência: é o longo caminho que se descortina aos pés do homem que quer se tornar Homem Sagrado, através de seus Caminhos da Iluminação e da Liberação ou Imortalidade.

Nesse sentido, aparentemente ao final dos degraus dessa longa escada, o I Ching, em Ts’ui, Reunião, promove o encontro do Homem Sagrado com sua mente iluminada e infinita e com sua vida iluminada e infinita  - Caminhos da Iluminação e da Liberação ou Imortalidade.  K'un, a Terra, é o Vazio e Tui, o Lago é a Flor de Lótus: sentado em seu silêncio e buscando por seu Vazio, o homem superior cultiva sua Flor de Lótus, seu Êxtase Espiritual.  Por isso, no Julgamento, o I Ching nos diz:  O Rei aproxima-se de seu templo.
......................

Ainda dentro dos comentários sobre os Trigramas Nucleares inferior e superior formando o Hexagrama Nuclear Ch'ien, Desenvolvimento, Progresso Gradual, Vento sobre Montanha, Sun sobre Ken, poderemos compreender que a Reunião manifestada por Ts’ui nos apresenta questões a serem conversadas e dirimidas em longo prazo, sem pressa, vagarosamente, com amadurecimento e larga visão e bom cabedal de informação e de conhecimento e de comunicação.

Sendo assim, a Reunião de todas as Águas contidas pela Terra, Lago sobre Terra, Tui sobre K'un, em Ts’ui, Reunião, deve ser embasada nas Virtudes dos Hexagramas Primordial e Nuclear bem como dos Trigramas Nucleares:

-  A Alegria de Tui, O Lago.
-  A Devoção e a Receptividade do Povo, em K'un, a Terra.
- A Fusão de ambos esses conceitos em bom seguimento do Povo em relação ao Governante e seu ajudante mais próximo.
- A Comunicação e a Suavidade anunciadas por Sun, O Vento, e sua Penetração nas Mentes do Povo e dos Governantes.
- A Quietude da Montanha acolhendo a todos em seu Templo, trazendo a todas às suas interiorizações absolutas, seus silêncios interiores, seus encontros com o Tao da Criação.

A Virtude do Metal (em Tui, O lago) é a Justiça e a Virtude da Terra (em K'un, A Terra) é a Fidelidade.

Em Ts’ui, Reunião, lago sobre Terra, a Justiça se encontra no Trigrama do Céu, através a receptividade das leis celestes na Sexta Linha Yin e da governança dessas leis nas Quinta e Quarta Linhas Yang... E a Fidelidade se encontra no Trigrama da Terra, em K'un, A Terra, O Povo, O Devocional, O Receptivo, as três Linhas Yin do Trigrama Interior.


 


As Linhas

Em Ts’ui, Reunião, veremos que as duas Linhas Yang nas Quarta e Quinta posições, Ministro e Rei, atuarão como a governante e a co-governante do Hexagrama e as demais Linhas Yin atuarão como Povo devocional e disciplinado. 

Certamente, as Linhas vão indicando a ascensão do homem do povo em sua escalada para se tornar Homem do Céu... e as várias formas como a Reunião pode vir a ser alcançada e bem-sucedida:

A Primeira Linha é Yin e idealmente incorreta.  Sendo assim, existe uma titubeação em termos do atendimento à Reunião.

A Segunda Linha é Yin e idealmente correta.  Por isso, o Homem da Terra acaba tendo a ideal correspondência com o Homem do Céu, ou seja, a Quinta Linha Yang e idealmente correta e a Linha Governante do Hexagrama, a Linha do Rei, aquele que conclama a Reunião, Ts’ui.

A Terceira Linha é Yin e idealmente incorreta e por esta razão tem dificuldade em se inserir de forma favorável na Reunião.

A Quarta Linha é Yang e idealmente incorreta porém extremamente voltada para seguir os passos da Linha Governante do Hexagrama, a Linha do Rei, aquele que possui a consciência iluminada e tem força para realizar a Reunião, Ts’ui, e conta com a ajuda do Ministro, na Quarta posição, que atua enquanto Linha Co-Governante.

A Quinta Linha é Yang e idealmente correta e é a Governante principal do Hexagrama, e a Linha do Rei, aquele que realiza a Reunião, Ts’ui, com a boa ajuda de seu Ministro, a Quarta Linha - também Governante, porém não principal governante, e contando com a agregação e o acolhimento do Povo, em K'un, a Terra, no Trigrama da Terra.  No entanto, assim como acontece em Pi, União, onde o I Ching questiona sobre elevação, perseverança... , também esta questão é apresentada à Quinta Linha.

A Sexta Linha é Yin e idealmente correta e faz parte do contexto do Trigrama do Céu - com suas duas Linhas Yang e Governantes do Hexagrama.  No entanto, a Sexta Linha pode nutrir um sentimento de dificuldade de adesão à Reunião - por estar separada das demais Linhas Yin do Hexagrama.





 Linha a Linha



___  ___
_______
_______
___ ___
___ ___
___ ___       A Primeira Linha


A Primeira Linha é Yin e idealmente incorreta, encontrando-se como parte do conjunto de três Linhas Yin do Trigrama da Terra, Trigrama Interior ou Inferior, em K'un, a Terra, O Povo. 

Porém, fica claro que essa Primeira Linha não faz parte do Trigrama Nuclear inferior, em Ken, A Montanha, a Quietude, a Imobilidade, a Mestria.  De alguma maneira, Ken, a Imobilidade, impede o andamento das três Linhas do Trigrama da Terra, principalmente em termos da Primeira Linha - mesmo que esta tenha correspondência com a Quarta Linha, a Primeira Linha do Trigrama do Céu, a Linha do Ministro.... que no caso de Ts’ui, Reunião, demonstra ser aquele que se metamorfoseou de Yin para Yang (por ser uma Linha Yang em lugar idealmente Yin), que se destacou do Povo para estar mais próximo ao Rei, ao governante do Hexagrama, a Quinta Linha também Yang.

Essa correspondência entre a Primeira Linha e a Quarta Linha, no entanto, mostra-se bastante forte de forma que a Linha do Ministro chama (Tui, o Lago, a Boca) a Primeira Linha em seu processo ascensional.

Por isso, o I Ching nos diz:  Se você é sincero, mas não até o fim, algumas vezes há confusão, em outras, reunião.  Se você chama, após um gesto de mão você poderá rir outra vez.  Não lamente nada.  Ir não envolve culpa.




___  ___
_______
_______
___ ___
___ ___       A Segunda Linha
___ ___


A Segunda Linha é Yin em lugar idealmente correto.  É a Linha do meio do Trigrama da Terra, a Linha do Homem, e está diretamente relacionada à Quinta Linha, a Linha Yang do Rei, a Linha do meio do Trigrama do Céu, a Linha do Homem do Trigrama do Céu, o lugar da consciência iluminada, a Linha governante do Hexagrama Ts’ui, Reunião.

Uma Linha Yin no centro do Trigrama da Terra - o Homem Devocional e Receptivo, o Povo disciplinado e obediente -, e uma Linha Yang no centro do Trigrama do Céu - o Homem que governa, o Rei, a consciência iluminada -  podem promover, sem  dúvida alguma, uma reunião favorável. 

Governante e Povo se reúnem com Alegria e com Devoção.  A Reverência da Devoção pode ser manifestada através do oferecimento de uma pequena oferenda, que será recebida com Alegria.  Essa oferenda acontece através o fato de que esta Segunda Linha atua como a Primeira Linha do Trigrama Nuclear inferior, em Ken, A Quietude, a Mestria, o Templo.

Por tudo isso, o I Ching nos diz:  Deixar-se levar traz boa fortuna e mantém livre de culpa.  Quando se é sincero é favorável oferecer mesmo uma pequena oferenda.




___  ___
_______
_______
___ ___       A Terceira Linha
___ ___
___ ___


A Terceira Linha é Yin em lugar idealmente Yang, o lugar do Céu no Trigrama da Terra.  E por isso mesmo, ela se sente desamparada, fraca, sem força para ascender ao Trigrama do Céu - mesmo porque a Primeira Linha do Trigrama do Céu, sendo Yang, também lhe retira seu ímpeto, sua força de transição bem-sucedida entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu.

Também a Terceira Linha não vê  correspondência sua com as Linhas anteriores (que já procuraram seus rumos, quase que individualmente... embora as três Linhas de K'un, A Terra, o Povo, sempre atuem juntas.  Da mesma forma, a Terceira Linha não se sente em uníssono com a Sexta Linha, a Terceira Linha do Trigrama do Céu, a Linha do Sábio - que é Yin, seguindo a duas Linhas anteriores Yang e governantes do Hexagrama e também se sente desamparada, solitária.

Por isso, o I Ching diz:  Reunião entre suspiros.  Nada que favoreça. Ir não envolve culpa.  Pequena humilhação.

Porém, a Terceira Linha é a Linha Yin inicial do Trigrama Nuclear superior, em Sun, O Vento, A Suavidade.  Por isso mesmo, ela consegue se movimentar, seguir seu rumo, alçar seu vôo.... pois ir não envolve culpa.




___  ___
_______
_______      A Quarta Linha
___ ___
___ ___
___ ___


A Quarta Linha é Yang em lugar idealmente Yin.  É a Linha do Ministro, a Primeira Linha do Trigrama do Céu, o lugar da Terra dentro do Trigrama do Céu.

Em sendo Yang, essa Linha está bem próxima ao governante do Hexagrama, a Linha Yang na Quinta posição, e por isso serve ao Rei, à consciência, à governança do Povo que se expressa através das demais Linhas Yin do Hexagrama, fundamentalmente dentro de K'un, a Terra, no Trigrama da Terra. 

Em sendo Yang, a Quarta Linha tem força de ação e continuidade de ação para sempre estar levando ao Povo tudo aquilo que o Rei manifesta em sua luz de consciência e em suas ordens e ao mesmo tempo para estar levando ao Rei tudo aquilo que o Povo manifesta e aspira em relação ao seu Governante.

Dessa maneira, a Linha do Ministro, a Quarta Linha, é Yang, forte, decidida, determinada, com consciência exata do lugar que ocupa dentro do Hexagrama, fortemente assinalando a escalada entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu, fortemente impulsionando o homem do povo a se tornar Homem Sagrado, Homem do Céu.

Por tudo isso, o I Ching considera a Quarta Linha também governante de Ts’ui, Reunião, e sobre ela diz:  Grande boa fortuna! Nenhuma culpa.




___  ___
_______      A Quinta Linha
_______
___ ___
___ ___
___ ___


A Quinta Linha é Yang em lugar idealmente correto.  É a Linha do Rei, a Linha que expressa a consciência iluminada.  É a Linha governante do Hexagrama Ts’ui, Reunião, juntamente com a Quarta Linha, a Linha do Ministro.

A Linha do meio do Trigrama do Céu é idealmente Yang pois que nos apresenta o Homem do Céu, o Homem Sagrado, aquele que possui a consciência iluminada.  A Linha do meio do Trigrama do Céu, em sendo Yang, também vem nos apresentar sua semelhança com o Pai, Criativo, Ch'ien.  Tudo isso reforça intensamente seu posicionamento.

Dentro do Trigrama do Céu, em Ts’ui, Reunião, encontramos o Lago, a Alegria.  O Rei deve governar com Alegria e suas ordens (a Boca de Tui, O Lago) devem influenciar todo o Povo, em K'un, A Terra, no Trigrama da Terra.

Essa influência é manifestada através de Sun, O Vento, A Suavidade, a Penetração, a Influência, que surge através do Trigrama Nuclear superior.  Porém, também em termos de Trigrama Nuclear - o inferior - encontramos Ken, A Montanha, que, em sua Imobilidade, acaba fazendo uma certa obstrução à influência das ordens do Rei em relação ao seu povo.

Dessa maneira, a influência deve ser constantemente renovada e penetrada (e essa execução acontece através o trabalho do posicionamento da Linha Yang do Ministro, a Quarta Linha, também governante desse Hexagrama Ts’ui, Reunião.

Da mesma forma, assim como vimos no Hexagrama Pi, União, Manter-se Unido, Água sobre Terra, a Quinta Linha, a Linha do Rei, deve perguntar a si mesma se possui elevação, constância e perseverança (atributos de uma Linha Yang).

Por tudo isso, o I Ching nos diz:  Se aquele que reúne ocupa uma posição de autoridade, não há culpa.  Caso ainda não haja uma verdadeira adesão por parte de alguns, será necessário uma elevada e constante perseverança.  Então o arrependimento desaparece.




___  ___      A Sexta Linha
_______
_______
___ ___
___ ___
___ ___


A Sexta Linha é uma Linha Yin em lugar idealmente Yin.  É a Linha do Sábio que está sempre já se despedindo do Hexagrama.

Se virmos a imagem de Tui, o Lago, como uma Boca aberta, aqui encontraremos o sorriso.

No entanto, o I Ching nos diz:  Lamentos e suspiros, torrentes de lágrimas.  Nenhuma culpa.

Esse é um texto similar aquele da Terceira Linha, que deveria ser a correspondente da Sexta Linha - mas não é.  Sendo assim, a Sexta Linha, a Linha do Sábio, se sente solitária e sem correspondência, daí sua tristeza, daí seu sorriso se transformar em lágrimas e em lamentos.

Porém, por ser uma Linha Yin em lugar idealmente correto, a Sexta Linha se volta para a Linha imediatamente anterior, a Quinta Linha, a posição do Rei, com quem deve se reunir e atuar como conselheiro.

Sendo assim, o Hexagrama como um todo, em suas Linhas, acaba sempre atuando como as palavras aconselhadas desde o Julgamento:

Reunião.  Sucesso. O Rei aproxima-se de seu templo.  É favorável ver o grande homem. Isso traz sucesso. A perseverança é favorável.  Oferecer grandes sacrifícios traz boa fortuna.  É favorável empreender algo.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward




 


Síntese de Ts’ui, Reunião


A Terra recebe o Lago,
formando Ts’ui, Reunião


Em seu sétimo encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Tui, O Lago, O Espelho do Céu, A Filha mais Nova, e ambas formam o Hexagrama Ts’ui, Reunião

___ ___
_______
_______          Trigrama do Céu em Tui, O Lago
___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama da Terra em K'un, A Terra


Tui, O Lago, é o Espelho do Céu na Terra..... é a manifestação do Vazio na terra para que a Água da Vida e da Sabedoria possa ser recolhida e preservada e, dessa forma, deixar que a expansão da consciência possa realmente alcançar O Criativo e sempre tudo isso  acontecendo por sobre a Terra, lugar de materialização plena, lugar onde podemos sempre alcançar e realizar nossos Caminhos da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação.

Em Tui, o Lago, existe o agrupamento, a reunião de todas as Águas - que acontecem através de K’an, a Água, o Abismal.  Este agrupamento, esta reunião é possível de acontecer em função do fato de que é a Terra o Trigrama Estruturador do Hexagrama, ou seja, o Trigrama da Terra e com o Atributo de O Receptivo que encontramos em K'un, a Mãe, a Terra!

A Virtude de o Planeta Terra ser chamado de Planeta Água advém de T’sui, Reunião, Lago sobre Terra.

Em outro Hexagrama - União, Manter-se Unido, Água sobre Terra, já vimos o bom entrelaçamento entre o Elemento Água e o Elemento Terra.  É um entrelaçamento que acontece naturalmente, dentro do Wu Wei, da não-ação e da naturalidade do Tao, na Criação.

Em Ts’ui, a Reunião, este entrelaçamento é também natural, sim, porém faz necessário acontecer o compromissamento do Povo, o Trigrama da Terra, em K'un, a Terra, com o aqueles que são os governantes do Povo, ou seja, o Rei e seus Ministros - vistos através as duas Linhas Yang nas posições de Terra do Céu e da Homem do Céu, no Trigrama do Céu, em Tui, o Lago.


No entanto, para que Ts’ui, a Reunião, possa acontecer harmoniosamente, tem que trazer a Alegria do Lago - em sua Reunião intrínseca - e a Devoção da Terra, do Povo  Tui, o lago, tem como Atributos o Metal bem como as Armas.  E a Terra, em sua Abrangência e plenitude de materialização possui metais nobres e portanto, possivelmente, o I Ching avisa as armas serão necessárias.  Outra Virtude Tui, o Lago é a Justiça; para K'un, a Terra, é a Fidelidade.  Em Ts’ui, Reunião, Lago sobre Terra, a Justiça se encontra no Trigrama do Céu e a Fidelidade se encontra no Trigrama da Terra. 

Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 3 do Tao Te Ching:

Não valorizando os tesouros, mantém-se o povo alheio à disputa.
Não enobrecendo a matéria de difícil aquisição, mantém-se o povo alheio à cobiça.
Não admirando o que é desejável, mantém-se o coração alheio à desordem.

E também o Mestre do Tao nos diz em seu Capítulo 30:

Aquele que utiliza o Caminho para auxiliar o senhor dos homens
Não utiliza a arma e a força, sob o céu
Pois esta atividade beneficia o revide.

Onde o exercito se instala, surgem espinhos e ervas secas.


Em Ts’ui, Reunião, existem uma Linha Governante, que é a Quinta Linha, Linha Yang no Lugar do Rei, o Homem do Céu, aquele que possui a iluminação da consciência e que, por esta razão, pode governar a Reunião.  No entanto, o Rei precisa chegar até o Povo através o Ministro, a Quarta Linha,a Terra do Céu, que também é Yang e bem ativa em sua função e exerce a Co-Governança do Hexagrama Ts’ui, Reunião. 

Essas duas Linhas - Governante e Co-Governante - estão ambas inseridas no Trigrama Nuclear Superior, em Sun, o Vento, a Madeira, a Penetração, a Suavidade - o que as leva a penetrarem no Povo para que a Reunião seja bem-sucedida.  No entanto, o Trigrama Nuclear Inferior, em Ken, a Montanha, a Quietude, a Imobilidade, pode, de alguma maneira, interferir nesta comunicação entre Rei e Ministro e o Povo e o tempo e a perseverança se fazem necessários.

Novamente, o tempo e a perseverança aparecem no Hexagrama Nuclear inserido em Ts’ui, Reunião:  é Ch'ien, Desenvolvimento, Progresso Gradual, a Arvore que cresce vagarosamente ao alto da Montanha, Sun sobre Ken, Madeira sobre Montanha.  O dia chegará em que esta árvore estará bem crescida e poderá ser vista por todos, fazendo, assim, a boa Reunião entre Corte e Povo, em Ts’ui, Reunião.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward


 



Tao Te Ching , O Livro do Caminho e da Virtude – Lao Tsé
Traduzido por Wu Jyh Cherng – Editora Ursa Maior

O I Ching, O Livro das Mutações
Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários de Richard Wilhelm
Tradução para o português de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto

Editora Pensamento – São Paulo, Brasil
I Ching, Alquimia dos Números
Wu Jyh Cherng
Editora Objetiva - Rio, Brasil




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada