A Terra recebe o Trovão, formando Yü, Entusiasmo









O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada







O Caminho do Céu
de K'un, a Terra, a Mãe, até Ch'ien, o Céu, o Pai
perpassando por todos os Filhos:


Nossa consciência é atada à Terra, a Mãe, K'un, o lugar onde estamos.  Nossa consciência em ampliação faz acontecer a Montanha, o Mestre, Ken, a Quietude, o homem que busca sua realização dentro de seu Caminho da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação até se tornar Homem Sagrado.  A Terra e a Montanha realizam-se, enquanto Vida manifestada e encarnada, através a possibilidade de vida que é doada pela Água, K’an, a Água, que traz consigo a Sabedoria e vai buscando por todos os lugares. A vida manifestada é então não somente vivenciada pela terra, pela rocha e pela água mas também pela madeira, em Sun, o Vento, a Madeira, e esta vegetação é levada adiante pelo vento e eclode a vida, desabrocha a vida através Chen, o Trovão, o Incitar, que acaba trazendo o Fogo, Li, para a terra, ampliando a consciência do Homem que já se encontra entre o Céu e a Terra.  Esta expansão da consciência acontece através seu espelhamento permitido por Tui, O Lago, que espelha Ch'ien, o Céu, o Pai, o Criativo, o doador da vida infinitizada e iluminada à K'un, a Terra, o Receptivo.







Yü, ENTUSIASMO

A Terra recebe o Trovão

Janine Milward



K’un, a Terra, A Devoção, O Vazio, O Abranger, O Receptivo, O Povo, O Reino, a Planície, encontra-se com seu primeiro filho, Chen, O Trovão, O Despertar, O Incitar, O Imponderável, O Inesperado, A Comoção, e ambos formam o Hexagrama 16. Yü, Entusiasmo.


___ ___
___ ___           Trigrama Visitante: Chen, O Trovão, O Incitar
_______
___ ___
___ ___           Trigrama Estruturador: K’un, A Terra, Trigrama Primordial
___ ___


K'un, A Terra, faz nascer o elo primeiro entre a Terra e o Céu, Chen, O Trovão... que nasce da terra mas que parece nascer do céu, cortando os ares, trazendo o fogo à terra, trazendo a vida à terra.

Não é verdade que o primeiro ruído que anuncia  a primavera é o rugir do Trovão?

A Virtude do Trovão é ser Inesperado, Surpreendente, é a de trazer a Comoção, de Incitar.  É a Sincronicidade, é algo que acontece sem que percebamos, naturalmente.  A Virtude da Terra é ser Receptiva.  Sendo assim, toda a Comoção do Trovão é acolhida pela Receptividade da Terra e esta faz com que esta Comoção seja devolvida aos céus.   

A Terra possui movimento descendente e o Trovão possui movimento ascendente: o Trovão é ressoado da Terra para o Céu. 

O Trovão surge da Terra e corre para os céus.  E esse movimento é tão intenso que a Terra responde, corresponde, comovida, estremecida, em Yu, Entusiasmo.  O Trovão surge nos céus e a Terra, abnegadamente, devocionalmente, o recolhe dentro de si e reflete seu som aos céus, com entusiasmo.  Nasce a arte.  É o som, é a música, é o céu refletindo o som da terra, o som da natureza, o som das vozes dos homens, dos animais, dos tambores, da cítara.





O Julgamento


No I Ching, o Julgamento nos diz:  Entusiasmo. É favorável designar ajudantes e pôr os exércitos em marcha.

K’un, A Terra, é também o  feudo e seus habitantes, tanto no campo quanto na cidade, é o povo, é o exército composto pelos homens, pelas massas.  Chen, o Filho mais Velho, comove as massas e as lidera.  Chen é o Despertador e por isso mesmo desperta, comove o povo, que lhe segue, devocionalmente, em K’un, A Terra.  A Linha governante do Hexagrama é a única Linha Yang, a Quarta Linha, aquela que traz novamente a Luz, em seu Retorno, a Luz da vida e da compreensão da vida.  Esta única Linha Yang apresenta o líder de seu povo - as demais Linhas Yin, sendo que o Trigrama da Terra é o próprio povo engajado através do exército, e as duas Linhas Yin do Trigrama do Céu representam os senhores feudais, a Quinta e a Sexta Linhas.

Em sendo a Linha governante a única Linha Yang e designativa de Chen, o Filho mais Velho, e também em sendo essa Linha moradora da Quarta posição, o lugar do Ministro, é certo se dizer que existe maturidade no líder - o Filho mais Velho -, porém esse líder se sente inteiramente refletido nesse povo pois ao povo pertence - a Linha do Ministro - e também se sente bem servidor e líder e buscando a receptividade das Linhas representativas do Rei e do Sábio, a Quinta e a Sexta Linhas.  Sendo assim, existe a natural liderança de alguém que surge do povo e o lidera e ao mesmo tempo se encontra a aliança devocional de seus superiores.

Portanto, nesse Hexagrama podemos encontrar um jovem líder extraindo o Entusiasmo em seu povo e em seus dirigentes para todos lutarem, em conjunto e harmoniosamente, por seus ideais.


 



A Imagem


O Trovão ressoa fazendo a Terra estremecer. 

Não é verdade que o primeiro ruído que anuncia a primavera é o rugir do Trovão?  De repente, o Trovão surge, terminando o inverno, trazendo as benditas chuvas depois de um longo tempo de sêca na Terra - assim acontece na latitude e longitude onde vivo, no começo de setembro, final de agosto.

A Virtude do Trovão é a de ser surpreendente.  É a sincronicidade, é algo sem que percebamos, fazendo a inter-ligação entre céu e terra.

O Trovão traz consigo Li, O Fogo, O Aderir, e juntos formam o Raio.

Assim, o Trovão não apenas ressoa forte como também traz o fogo para a natureza e para os homens.  O Trovão empresta dos Céus, o fogo à Terra, aos homens.

O Trovão surge da Terra e corre para os céus. E esse movimento é tão intenso, que a Terra o corresponde, comovida, estremecida.

A Terra faz nascer em si o Trovão que traz o re-surgimento da vida.

O Trovão troveja nos céus e K’un, A Terra, abnegadamente, devocionalmente, o recolhe dentro de si e reflete seu som aos céus, com entusiasmo.

Nasce a Arte, a manifestação do homem, reunindo a objetividade da Terra à subjetividade do Céu.

Chen, O Trovão, no Trigrama do Céu, comove, incita a Terra, K’un, repousada no Trigrama da Terra.

É o som, é a música, é o céu refletindo o som da terra, o som da natureza, o som das vozes dos homens, dos animais, dos tambores, da cítara.

As três Linhas Yin da Terra são como base do instrumento, a cítara, e a Linha Yang inicial de Chen é a estrutura onde as cordas do instrumento (as duas Linhas Yin ao final) são  afixadas.

Dessa maneira, o som da Terra encontro com o Céu, carregado por Chen, O Trovão.

Na Imagem, o I Ching nos diz:  O Trovão surge ressoando do interior da Terra: a imagem do Entusiasmo.  Assim, os reis da antiguidade tocavam música para honrar os homens de mérito e a ofereciam com magnificência à Divindade Suprema, convidando seus antepassados a presenciá-lo.


Mais adiante, já dentro do Tema Trigramas Nucleares e Hexagrama Nuclear, veremos que o Trigrama Nuclear Inferior Ken, a Montanha , em Yü, Entusiasmo, nos fala do Templo, lugar de elevação espiritual e religiosa, dos homens voltados para o céu.  E será o som, através de Chen, O Trovão, que levará aos céus, a devoção dos homens, através de seus cantos, de seus mantras.

Nos templos, os homens se reúnem para honrar seus ancestrais ao mesmo tempo em que para honrar as divindades.  Os ancestrais, os antepassados, são honrados por já terem construído toda a civilização até então.  O som do canto passa de geração em geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, de um ser para outro.  Toda a  cultura acumulada é também honrada junto com os antepassados, pois assim é reproduzida por várias gerações a-virem.

Na verdade, quando estamos venerando e honrando nossos ancestrais, a civilização assentada, estamos venerando e honrando também nosso futuro, todos aqueles que virão-a-ser, nossos filhos, nossos netos, a natureza, a geração vindoura.

O Trovão, Chen, quando leva consigo os sons da Terra para o Céu, pode reproduzir tudo, todos os sons, sem quaisquer julgamentos ou preconceitos.

A Terra, K’un, é tão generosa e receptiva a tudo, que também não se enfronha nas águas do julgamento ou do pré-conceito.

Lao Tse nos diz, em seu Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, Capítulo 7:

O que permite a constância e a duração do céu e da terra
É o não criar para si.


A Terra não sabe que possui tantos sons, ela apenas os tem dentro de si.  Sendo K’un, a Terra, generosa, abnegada, doce, receptiva, o Vazio, a que tudo abrange -, ela apenas é o que é.  E sendo o que é, deixa que toda a vida da natureza tome sua própria forma, dentro da Terra.  Estando a Terra, K’un, no Trigrama da Terra, no Trigrama Interior, ela pode reproduzir seu som com a materialização do mesmo - e o faz através de Chen, O Trovão, que se expande no ar e alcança o Céu.  A Terra, dentro do Trigrama da Terra,  está em seu lugar próprio, e Chen, dentro do Trigrama do Céu, da mesma forma.

Assim, O Trovão, Chen, no Trigrama do Céu, amplia-se infinitamente.  E K’un, A Terra, no Trigrama da Terra, sedimenta-se finitamente.  É um casamento harmonioso de Mãe com o Filho mais Velho.

Lao Tse nos diz:

O céu é constante, a terra é duradoura.


Sendo assim, K’un, a Terra, apresenta sua finitude e sua concretização bem sedimentada, dentro do Trigrama da Terra.  Seu Filho mais Velho, Chen, O Trovão, apresenta sua extrema expansão, dentro do Trigrama do Céu.   O bom lugar do Trovão é saindo da Terra para encontrar o Céu, em movimento de plena expansão, inteiramente ilimitado.

Quando acontecem as posições invertidas entre K´un, A Terra, e Chen, O Trovão, nos é imajado Fu, O Retorno, o Ponto de Transição, O Ponto de Mutação, Terra no Trigrama do Céu e Chen no Trigrama da Terra.

___  ___
___  ___
___  ___
___  ___
___  ___
_______

Fu, O Retorno

Em Fu, O Retorno, o Trovão, no Trigrama Interior, ruge, dentro da Terra, vibra, fazendo retornar a Luz através a Linha Yang única do Hexagrama e designativa do Filho mais Velho que anuncia a primavera, o Retorno da Luz, da vida.

O inverno, em sua plenitude, é imajado através de K´un, A Terra, formar os Trigramas do Céu e da Terra.

___   ___
___   ___
___   ___
___   ___
___   ___
___   ___

K’un, O Receptivo

Tudo é apenas o Vazio, a Não-Luz, o lugar do Sublime Yin em sua plenitude, a grande mãe.

No entanto, sabemos que tudo aquilo que encontra sua plenitude, retorna.

Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 40 do Tao Te Ching:

O retorno é o movimento do Caminho

Sendo assim, a Luz retorna, em Fu, O Retorno da Luz, com Chen, o Trovão, trazendo a primavera com sua Linha Yang inicial, estruturando todo o Hexagrama, atuando como Trigrama da Terra e apresentando a Terra, K’un, no Trigrama do Céu, pronta a receber em si mesma, a vida. 

Em Fu, o Retorno, toda a Terra estremece, saindo de seu profundo sono de inverno, saindo de seu profundo Vazio.

Assim acontece no nosso momento supremo da meditação.  Quando finalmente alcançamos o Vazio, novamente surge a Luz de Ch’ien, o pai, o Céu, nos avisando que o Retorno à Luz da consciência voltará em sete etapas, em sete mutações - da mesma forma que assim se foi.

K’un é o momento da plenitude do inverno e Ch’ien é o momento da plenitude do verão.  A Terra é a Não-Luz e o Céu é a Luz.  E é o Hexagrama Fu, O Retorno, Terra sobre Trovão, que nos traz a imagem do Retorno da Luz.


Em Yü, Entusiasmo, Trovão sobre Terra, a imagem que temos não é a de Fu, o Retorno da Luz, mas sim da união do som da Terra com o som do céu, o som que sai da terra para encontrar o céu - tudo isso manifestado através da concretização e da sedimentação e da finitude da Terra aliado com a expansão infinita e ilimitada da Luz que alcança o céu através do Trovão.

Quando surge a Arte, ela é como uma imagem feita na Terra daquilo que lhe inspira o céu.  A inspiração do Céu á Terra, faz nascer a Arte.  Através da Arte, todos os seres e toda a natureza, se comunicam com o Céu - porque estão falando a linguagem que o céu lhes inspirou!

A Arte existe intrinsecamente na própria natureza. O homem, ao fazer a Arte, apenas está imitando essa natureza.  A natureza¸ao se criar e se recriar, naturalmente, também está fazendo Arte: a aranha tecendo sua teia, a flor desabrochando, a nuvem correndo, o sol nascendo...






Trigramas e Hexagrama Nucleares


Os Trigramas Nucleares inseridos em Yü, Entusiasmo, são K’an, A Água, O Abismal, e Ken, A Montanha, A Quietude.  Ambos formam o Hexagrama Chien, Obstrução, Dificuldades

  
___ ___                      ___ ___
___ ___                      _______                                 ___ ___   Água
_______                     ___ ___                                   _______          _______  Montanha
___ ___                      _______                                 ___ ___           ___ ___
___ ___                      ___ ___                                                          ___ ___
___ ___                      ___ ___

Yü, Entusiasmo          Chien, Obstrução, Dificuldades


K’an, A Água, tem como atributos O Perigo, O Mistério, O Insondável, O Oculto, O Abismal, O Profundo.  K’an é a Lua, é a Alma.

Ken, A Montanha, tem como atributos A Quietude, A Imobilidade, A Meditação.  Também Ken é a porta, o templo. Ken, A Montanha, é O Mestre, o homem que se transmuta em homem superior.

K’an, A Água, e Ken, A Montanha, nos trazem imagens como o Perigo que faz a Porta ter que permanecer fechada.  O I Ching nos diz:  Os heróis da antiguidade introduziram portões duplos e guardas noturnos com matracas para enfrentar os ladrões.

K’an, A Água, e Ken, A Montanha, nos trazem a imagem do Mistério, do Profundo, do Insondável, que é guardado atrás das Portas, dentro do Templo.  É a Lua trazendo o vazio da noite à meditação do Mestre.  K’an é o ladrão e Ken é a porta fechada.  Quando K’an, a Água, imaja o ladrão, Ken, a Montanha, estará imajando a porta fechada: a Água tem o movimento de andar ligeiro e de se esconder nos lugares mais abissais, ocultos; Ken possui a Imobilidade, a Quietude.

Sendo assim, os Trigramas Nucleares possuem movimentos diversos, em suas imagens, em seus atributos, porém, a verdade é que tanto a Água quanto a Montanha possuem movimentos descendentes... 

No entanto, na fusão com os Trigramas da Terra e do Céu no Hexagrama Yü, Entusiasmo, encontraremos a Terra ratificando o movimento descendente da Montanha mas estaremos encontrando também o Trovão fazendo tremer tanto a Terra quanto a Montanha e espraiando a Água que desliza sobre a Montanha, querendo alcançar a Terra!

A verdade é, então, que existe uma imensa movimentação dentro do Hexagrama Yü, Entusiasmo - mesmo que esta movimentação apresente-se tanto de forma objetiva e direta - assim como acontece com o Trovão, no Trigrama do Céu - quanto de forma mais subjetiva e indireta - assim como acontece com a Água escorrendo sobre a Montanha e buscando a Terra e sendo espraiada pelo Trovão.

Tudo isso causa uma certa surpresa: o Trovão está presente!  Em função disso, também Yü quer dizer Preparação:  K’an, o Trigrama Nuclear Superior sempre pode apresentar seus Perigos, seus Mistérios, e o Trovão pode apresentar esses Perigos, esses Mistérios aos olhos de todos.  Por isso, tanto a Terra quanto a Montanha precisam acautelar-se, realmente.  Em dado momento, tudo está quieto e receptivo; um segundo depois, o inesperado traz o perigo!

K’an, A Água, como Trigrama do Céu, e Ken, A Montanha, como Trigrama da Terra, formam Chien, Obstrução, Dificuldades - como Hexagrama Nuclear.  K’an, a Água, deve fluir naturalmente, superando todos os obstáculos para que possa chegar até a planície, os vales - em K’un, A Terra, para alimentar os homens, nos campos e nas cidades... até que deságüe, em grande rio, no mar.

No Hexagrama Chien, Dificuldades, Vicissitudes, existem dois movimentos que acontecem através suas Linhas e suas Imagens: em primeiro lugar, sabemos que sempre as Linhas vão acontecendo de baixo para cima - e assim, estarão escalando a alta Montanha e estarão tendo que vencer os obstáculos para tanto.  Em segundo lugar, as Linhas indicadoras da Água têm que descer a Montanha, escalar o Hexagrama de cima para baixo, vencendo os obstáculos, da mesma forma.

Existe, portanto, a interpenetração dessas duas realidades em Chien, Obstrução, Dificuldades, Vicissitudes - as forças que vêm de baixo para cima e as forças que vêm de cima para baixo.  O encontro ou a conversão dessas forças acontecerão na Terceira Linha, aquela que faz a fronteira entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu, a Linha Yang que perfaz a cabeça, a mente do Mestre.

Esta mesma Linha - Linha Yang - ocupando a Terceira posição em Chien, Vicissitudes, Hexagrama Nuclear inserido em Yü, Entusiasmo, Preparação - é a única Linha Yang de Chen, o Trovão, no Trigrama do Céu do Hexagrama Original e perfaz a posição do Ministro, a Quarta Linha - que se torna, por muitas destas razões, a Linha Governante deste Hexagrama, aquela que faz parte atuante da descrição comentada no Julgamento: Entusiasmo. É favorável designar ajudantes e pôr os exércitos em marcha.

Dessa maneira, Yü, Entusiasmo, pode expressar seu movimento vigoroso e sua devoção, ao superar os obstáculos que a natureza oferece à sobrevivência de todos os seres.

Esse sentido de manifestação de Yü, Entusiasmo, é apresentado através de suas Linhas - que serão comentadas mais adiante.

......................


Ainda sobre o Tema Trigramas Nucleares e Hexagrama Nuclear inseridos em Yü, Entusiasmo, veremos que o Trigrama Nuclear K’an, A Água, inserido entre K’un, A Terra, e Chen, O Trovão (Trigramas Primordiais), nos traz a idéia desenvolvida em dois outros Hexagramas compostos com K’an, A Água, e K’un, A Terra.  Eles são: P’i, Manter-se Unido, União, Água sobre Terra, quando a Quinta Linha, a Linha do governante, une em torno de si todas as Linhas Yin, suas ajudantes, em direção a um ideal em comum.

___ ___   Água                      
_______                                            
___ ___                                                         
___ ___   Terra                                                         
___ ___                                                                                
___ ___                     

P’i, Manter-se Unido, União

Veremos também Shih, O Exército, Terra sobre Água, quando é a Segunda Linha, a Linha Yang, a governante do Hexagrama, que é o general comandando as massas, o Exército, Shih, e que também tem sob seu julgamento, o Trigrama do Céu, junto com o Rei, o Ministro e o Sábio da corte.

___  ___
___  ___
___  ___
___  ___
_______
___  ___

Shih, O Exército

Em ambos os Hexagramas, P’i e Shih, Manter-se Unido e O Exército, K’an, A Água, comanda, por possuir a única Linha Yang dos dois Trigramas e além disso, como Linha central, a Linha do meio, a Linha representativa do Homem - no caso de P’i, do Homem do Trigrama do Céu; e no caso Shih, do Homem do Trigrama da Terra.

E K’un, A Terra, aparece em ambos os Hexagramas como as massas, o povo, os agregados, o exército, a multidão.  Apenas que no Trigrama do Céu, tudo isso toma uma conotação mais nobre, e no Trigrama da Terra, mais plebéia.  Porém, sempre todas as Linhas Yin se subordinam á única Linha Yang, a Linha do meio de K’an, A Água.

Assim, em Yü, Entusiasmo, o I Ching diz:  É favorável designar ajudantes e pôr os exércitos em marcha.

Nesse caso, não é K’an, A Água, o Trigrama que agrupa e comanda todas as Linhas Yin do Hexagrama.  É Chen, O trovão, O Despertar, Aquele que dá Início, O General, Aquele que Vem Antes de Todos os Outros (assim como Chen é o Filho Mais Velho e é a primavera, a que vem antes de todas as outras estações, o começo de um novo ciclo).

Em Yü, Entusiasmo, a Linha Yang única é a Linha do Ministro, o lugar da transição entre o Céu e a Terra.  É a Linha Yang a que leva com sua força intrínseca o som da Terra ao Céu, o desejo dos homens para serem escutados pelas divindades.  Assim, todas as Linhas do Hexagrama também se agrupam em torno da Quarta Linha, que as comanda.

 


As Linhas


Todas as Linhas demonstram suas próprias maneiras de expressarem o Entusiasmo, Yü.

A Primeira Linha - Linha Yin e idealmente incorreta -, expressa de maneira equivocada o Entusiasmo. 

A Segunda Linha - Linha Yin e idealmente correta -, expressa seu Entusiasmo com imensa prudência. 

A Terceira Linha - Linha Yin e idealmente incorreta - encontra-se na transição entre os Trigramas da Terra e do Céu e apresenta-se ainda sem força para expressar seu Entusiasmo corretamente. 

A Quarta Linha - Linha Yang e idealmente incorreta porém a Linha fundamental de Chen, o Trovão, aquele que Irrompe e que traz o Retorno da Luz -, expressa-se de tal forma que congrega todas as demais Linhas para si de forma que o Entusiasmo possa ser expresso coletivamente.  Por tudo isso, é a Linha Governante do Hexagrama. 

A Quinta Linha - Linha Yin e idealmente incorreta - encontra-se enredilhada no Trigrama Nuclear Superior, em K’an, a Água, e por isso, enfrenta uma série de vicissitudes que a impedem de expressar seu Entusiasmo. 

A Sexta Linha - Linha Yin e idealmente correta - encontra-se ao final do Trigrama do Céu, em Chen, o Trovão, e ainda possui força para expressar seu Entusiasmo..., mas a verdade é que tal expressão pode se apresentar um tanto equivocada.  No entanto, por ser idealmente correta, esta Linha muda de comportamento e expressa seu Entusiasmo corretamente.


 



Linha a Linha

___  ___
___  ___
_______
___ ___
___ ___
___ ___           A Primeira Linha


A Primeira Linha, Linha da Terra do Trigrama da Terra, idealmente incorreta por ser Yin em lugar Yang, tem correspondência com a forte Quarta Linha e por isso pode se manifestar com um entusiasmo exagerado.  No entanto, ainda se encontra fóra do Hexagrama Nuclear Chien, Obstruções, Dificuldades (e por isso não tem idéia dos obstáculos a serem superados) e também se encontra estancada em seu movimento natural de ascensão pela Montanha, Ken, Trigrama Nuclear inferior.

Por isso, o I Ching diz:  Entusiasmo que se expressa traz infortúnio.



___ ___
___ ___
_______
___ ___
___ ___           A Segunda Linha
___ ___


A Segunda Linha, Linha Yin em lugar idealmente Yin, Linha do Homem da Terra, é central e correta.  Por se encontrar no sopé da Montanha, Ken, a rocha, Trigrama Nuclear inferior, essa Linha opta por retirar-se quando o momento se fizer necessário.  Por ser central, é caracterizada pela prudência em seu entusiasmo.

Sobre a Segunda Linha, nos diz o I Ching:   Firme como uma rocha.  Nem um dia inteiro. A perseverança traz boa fortuna.



___ ___
___ ___
_______
___ ___           A Terceira Linha
___ ___
___ ___
           

A Terceira Linha é Yin em lugar idealmente Yang, o lugar do Céu no Trigrama da Terra.  Encontra-se imediatamente anterior à Linha forte do Hexagrama, a Quarta Linha, a quem ‘ergue o olhar’ e por isso alia seu entusiasmo à dependência da fortaleza da Linha seguinte.  Mas, por se encontrar em lugar de transição - entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu (por isso, a hesitação), por ser fraca e por ser demais dependente, deixa-se abater pelas pressões subjetivas advindas do Hexagrama Nuclear Chien, Obstruções, Dificuldades, através os Trigramas Nucleares K’an, a Água, o Perigo, e Ken, a Montanha, a Quietude, a Imobilidade.

Por isso, o I Ching diz:  O entusiasmo que ergue o olhar traz o arrependimento.  Hesitação traz arrependimento.




___ ___
___ ___
_______          A Quarta Linha
___ ___
___ ___
___ ___


A Quarta Linha é idealmente incorreta por ser Yang em lugar idealmente Yin.  No entanto, em Chen, o Trovão, é a Linha que traz o Retorno da Luz, a Propulsão, a Comoção, o Incitar, e por esta razão, atua enquanto “a fonte do Entusiasmo” e pode ‘alcançar grandes coisas’ e possui força suficiente para ter a certeza de sua ação de movimento ascendente e retumbante e de alquimizar seus amigos para esta realização conjunta.

A Quarta Linha, a Linha de transição do Céu e da Terra, a Linha do Ministro, é a Linha governante do Hexagrama.  O Ministro leva a mensagem dos homens da Terra aos Céus, renovando toda a natureza (por ser a Primeira Linha - movimentada e ascendente - de Chen, O Trovão, bem como por ser a Primeira Linha do Trigrama do Céu).

O I Ching diz:  A fonte do entusiasmo.  Ele alcança grandes coisas.  Não duvide.  Os amigos juntam-se à sua volta assim como o grampo junta o cabelo.

Os amigos são as Linhas Yin e o grampo é a Linha Yang da Quarta posição.  Os amigos são as Linhas Yin de K’un, A Terra, no Trigrama da Terra, as massas, a multidão.  Assim: Ele alcança grandes coisas.

Também os amigos são as Linhas Quinta e Sexta, Linhas do Rei e do Sábio, que são carregados para o céu através da movimentação vigorosa e ascendente do Trovão - mesmo que a Quinta Linha esteja por demais envolvida no Trigrama Nuclear Superior, em K’an, a Água, o Perigo; e que a Sexta Linha esteja já bem ao final de Chen, o Trovão, e ao final do Hexagrama, como um todo.




___ ___
___ ___           A Quinta Linha
_______
___ ___
___ ___
___ ___

A Quinta Linha é uma Linha Yin em lugar idealmente Yang, o lugar do Rei, o Homem do Trigrama do Céu.  Ela é carregada vigorosamente pela Linha Yang de Chen, O Trovão.  E assim, perde um tanto de suas próprias forças, de sua própria ação - por ser uma Linha Yin e Receptiva, Acolhedora.  Também essa Linha é a última de Chien, obstrução, Dificuldades, Hexagrama Nuclear inserido em Yü, Entusiasmo.  É a Linha que finaliza o Trigrama Nuclear Superior, em K’an, a Água, o Perigo, o Coração em doença, e este Trigrama encontra-se assentado sobre Ken, a Montanha, que é a cama, a Quietude, o lugar do repouso.

Tudo isso torna a Quinta Linha ainda mais fraca, menos entusiasmada, privada da expressão do Entusiasmo.  No entanto, por se encontrar no meio do Trigrama do Céu e por ser Yin, nos sugere clareza de intenções - mesmo que se sinta impossibilitada de ação.

Por isso, o I Ching diz:   Persistentemente doente, mas ainda assim não morre.





___ ___           A Sexta Linha
___ ___
_______
___ ___
___ ___
___ ___


A Sexta Linha, Linha Yin em lugar idealmente Yin, Linha do Sábio, o Céu do Trigrama do Céu, em Chen, o Trovão, o Incitar, a Comoção, encontra-se ao final do Hexagrama Yü, Entusiasmo, e ainda possui força para expressar seu Entusiasmo..., mas a verdade é que tal expressão pode se apresentar um tanto equivocada, um tanto iludida.  No entanto, por ser idealmente correta, esta Linha muda de comportamento e expressa seu Entusiasmo corretamente.

Sobre a Sexta Linha, o I Ching diz:  Entusiasmo ofuscado.  Mas, se depois da conclusão o homem se modifica, não há culpa.

Quando a Sexta Linha mergulha para formar um novo Hexagrama, ela nos revela P’i, União, Manter-se Unido, K’an, a Água, sobre K’un, A Terra. Dessa forma, a Sexta Linha de Yü, Entusiasmo, sendo o Sábio, leva ao novo Hexagrama a sabedoria assegurada para a estruturação de União entre comandante e comandados em busca de um ideal.

Em Yü, Entusiasmo, Chen, o Trovão, atua em movimento ascendente, praticamente carregando K’un, A Terra, consigo, em função de seu ímpeto, de seu movimento intenso e também porque A Terra é devocional e abnegada, seguindo seus passos.  O Entusiasmo se orienta em direção ao Céu.

Porém, em P’i, União, K’an, A Água, atua em movimento descendente, e com isso grudando-se à Terra de forma inteiramente consistente, realmente.  P’i, União, Manter-se Unido orienta-se em direção à Terra.

Sobre ambos, podemos ler Lao Tsé, em seu Capítulo 39, do Tao Te Ching:


Os príncipes e os Reis não se tornando nobres, irão temer a derrota.

Por isso,
O nobre utiliza a humildade como princípio
O alto utiliza o baixo como base

Sendo assim,
Os príncipes e os Reis denominam-se a si mesmos de órfãos, carentes e indignos.
Isso seria utilizar a humildade como princípio, não seria?


A Humildade é uma Virtude de K’un, A Terra.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward







Síntese de Yü, Entusiasmo



A Terra recebe o Trovão,
formando Yü, Entusiasmo

K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, começa então a tecer seu Caminho do Céu e para tanto, recebe Chen, O Trovão, O Incitar, O Despertar, O Filho mais Velho, e ambos formam o Hexagrama Yü, Entusiasmo

___ ___
___ ___
_______          Trigrama do Céu em Chen, O Trovão, O Despertar
___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama da Terra em K'un, A Terra


Em seu quinto encontro, K'un, A Terra, faz nascer o elo primeiro entre a Terra e o Céu, Chen, O Trovão... que nasce da terra mas que parece nascer do céu, cortando os ares, trazendo o fogo à terra, trazendo a vida à terra.

Não é verdade que o primeiro ruído que anuncia  a primavera é o rugir do Trovão?

A Virtude do Trovão é ser Inesperado, Surpreendente, é a de trazer a Comoção, de Incitar.  É a Sincronicidade, é algo que acontece sem que percebamos, naturalmente.

O Trovão surge da Terra e corre para os céus.  E esse movimento é tão intenso que a Terra responde, corresponde, comovida, estremecida, em Yu, Entusiasmo.  O Trovão surge nos céus e a Terra, abnegadamente, devocionalmente, o recolhe dentro de si e reflete seu som aos céus, com entusiasmo.  Nasce a arte.  É o som, é a música, é o céu refletindo o som da terra, o som da natureza, o som das vozes dos homens, dos animais, dos tambores, da cítara.

A única Linha Yang do Hexagrama Yu, Entusiasmo, a Quarta Linha, a Linha Primeira de Chen, o Trovão, o Incitar, a Comoção, atua enquanto fonte do entusiasmo, atraindo para si todas as demais Linhas Yin, do Trigrama da Terra, em K'un, o Povo, a Abnegação, a Devoção, e do Trigrama do Céu, ainda em suas Linhas Yin voltadas para o Rei, a Quinta Linha, e para o Sábio, a Sexta Linha.  No entanto, estas duas Linhas Yin do Trigrama do Céu, mesmo pertencendo ao entusiasmo revelado pelo Trigrama da Terra (que, por causa da movimentação ascendente de Chen, o Trovão, se juntam a ele para também ascenderem!), não exatamente estão fazendo parte atuante do Entusiasmo, Yu, bem ao contrário - embora façam parte do Trigrama do Céu em Chen, o Trovão, e por isso, não deixam de realizar sua Comoção, sua Incitação, seu movimento ascendente e sempre renovador. 

E também temos que levar em conta que existem dois Trigramas Nucleares inseridos em Yu, Entusiasmo que trazem algumas questões de vicissitudes a serem vivenciadas pelas duas Linhas Yin, a Quinta Linha e a Sexta Linha, em Chen, o Trovão:  K’an, a Água, o Perigo, é o Trigrama Nuclear Superior e sua Linha Yin externa ao alto faz parte da Linha Yin na Quinta posição e, portanto, traz alguma questão não muito simpática para este lugar; Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre, é o Trigrama Nuclear Inferior e sua Linha Yang ao cume da Montanha traz uma definição de retirada, para tudo aquilo que vier após a Quarta Linha (porque é esta a Linha Governante do Hexagrama, a Linha ao cume do Mestre da Montanha), ou seja, as Quinta e Sexta Linhas.

K’an, a Água, sobre Ken, a Montanha, traz o Hexagrama Nuclear Chian, Dificuldades, Vicissitudes, e por esta razão, acentua as questões mais impeditivas que atuam no Hexagrama Yu, Entusiasmo, em relação às Quinta e Sexta Linhas, as Linhas do Rei e do Sábio.

De qualquer forma, também estaremos encontrando em K’an, a Água, a Virtude da Sabedoria; e em Ken, a Montanha, a Virtude da Mestria.   E estaremos encontrando em K'un, a Terra, a Virtude da Abnegação, da Devoção; e em Chen, o Trovão, a Virtude dos Novos Começos, do Retorno da Luz.  Sendo assim, todas as dificuldades poderão vir a ser contornadas e o movimento ascendente e intenso do Trigrama do Céu em Yu, o Entusiasmo, tenderá a motivar o Povo e a Corte, certamente.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward



Tao Te Ching , O Livro do Caminho e da Virtude – Lao Tsé
Traduzido por Wu Jyh Cherng – Editora Ursa Maior

O I Ching, O Livro das Mutações
Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários de Richard Wilhelm
Tradução para o português de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto
Editora Pensamento – São Paulo, Brasil

I Ching, Alquimia dos Números
Wu Jyh Cherng

Editora Objetiva - Rio, Brasil



O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada