Síntese de Chin, Progresso







O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada






Síntese de Chin, Progresso


A Terra recebe o Fogo,
formando Chin, Progresso

Janine Milward

Em seu sexto encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Li, O Fogo, A Clareza, O Sol, a Filha do Meio, e ambas formam oHexagrama Chin, Progresso

_______
___ ___
_______          Trigrama do Céu em Li, O Fogo
___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama da Terra em K'un, A Terra


O Fogo do Sol é a ponte entre a terra e o céu. Dessa forma, Li, O Fogo, simboliza o Sol, A Expansão da Consciência, O Espírito pronto para se unir à Consciência Suprema manifestada por Ch'ien, O Pai, O Criativo.

Chin, o Progresso, nos traz a imagem subjetiva de todos os pontinhos iluminados dentro do fundo negro do Vazio do Universo.  Ao mesmo tempo, nos traz a imagem objetiva do Sol que se levanta sobre a Terra, iluminando-a toda, fazendo surgir toda a natureza, toda a civilização, o Tao da Criação.

O Sol brilha por sobre a Terra, iluminando tudo.  A Não-Luz de K'un, a Terra, é inundada pela Clareza da Luz de Li, o Fogo, a Luz que traz a Vida e que é recebida com toda a Devoção e Abrangência e humildade que encontramos em K'un, a Terra!

Quando a Terra sustenta o Fogo, Li sobre K'un, a tocha da vida do universo está acesa, está sempre presente, toda a Luz existente no Sublime Yang de Ch'ien, o Céu, é herdada por sua Filha do Meio, Li, o Fogo, e faz acontecer a preservação desta mesma Luz em K'un, a Terra, o Receptivo a Humildade.  

A Luz do Aderir precisa realizar-se no Espaço que a Terra proporciona: Luz é Matéria e em K'un estaremos encontrando o Espaço e a Matéria, a Não-Luz que a Humildade da Terra faz acontecer, em seu Vazio, de forma que a Luz possa então Aderir!

Da mesma forma, é sempre através a Virtude da Humildade que o Homem Superior aprende que nada possui, assim como K'un, a Terra, que apenas gera e cria porém nada possui.  O Sol de Li, o Fogo, é a Luz do Aderir, do Condicionado a algo que lhe permita existir.  E, em sua existência, o Sol é a riqueza maior que espraia toda sua Luz por sobre toda a natureza.

O Homem Superior sabe que, ao tornar-se o próprio Vazio, ele se torna a Terra para que a Luz do Sol possa aderir a si.  Então, seu corpo físico pode se alquimizar em Corpo de Luz, até tornar-se o próprio Sol. 

O movimento de Li, o Fogo, no Trigrama do Céu, é o de plena ascendência, e por isso, podemos dizer que a Luz encontra-se ao alto do céu e ilumina toda a Terra, em K'un, o Receptivo, todo o povo, no Trigrama da Terra.

A Linha Governante é, portanto, a Lucidez dos Olhos de Li, o Fogo, que a tudo vêem e que a tudo ilumina: Linha Yin no Lugar do Rei, a Quinta Linha, o Homem do Céu. 

No entanto, o Hexagrama Chin, o Progresso, também avisa para os Perigos que são advindos do Trigrama Nuclear Superior, em K’an, a Água, o Perigo, bem como sobre o fato de que o Trigrama Nuclear Inferior, em Ken, a Montanha, esconde, em sua Imobilidade, questões também voltadas para a realidade desses Perigos.  E tudo isso fica confirmado através o Hexagrama Nuclear, em Chien, Dificuldades, Vicissitudes, Água sobre Montanha.  De qualquer maneira, não podemos nos esquecer que existe a Abnegação da Terra, sim, no Trigrama da Terra, em Chin, Progresso, mas existe a Lucidez de Li, o Fogo, no Trigrama do Céu, e assim, os perigos e as questões não muito esclarecidas tenderão a encontrar suas soluções adequadas, porque virão à tona do conhecimento e serão solucionadas.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward





O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada