Síntese de P’i, Estagnação







O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward






SEGUNDO VOLUME

Os Hexagramas compostos por K'un, a Terra,
a Mãe, o Receptivo, o Abranger, o Devocional, a Não-Luz, o Vazio
a Planície, o Povo



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada










Síntese de P’i, Estagnação


A Terra recebe o Céu,
formando Pi, Estagnação

Janine Milward


Finalmente, em seu oitavo e último encontro enquanto sustentadora do Hexagrama, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Ch’ien, O Céu, O Pai, O Criativo, e ambos formam o Hexagrama P’i, Estagnação

_______
_______
_______          Trigrama do Céu em Ch'ien, O Céu
___ ___
___ ___
___ ___           Trigrama da Terra em K'un, A Terra


Tudo está certo.... está? Aparentemente sim, porque o Céu está sobre a Terra, e a Terra está sustentando o Céu... Porém o nome do Hexagrama é Estagnação.... e por que estagnação se tudo aparentemente está certo?

Bem, se tudo realmente estivesse certo, não poderia haver a continuidade do Caminho do Céu, não é verdade? Será então preciso que todos os Filhos do Céu e da Terra também façam seus encontros com a Mãe e o Pai e entre si... para que então, finalmente, chegue a vez de Ch'ien, O Céu, se manifestar em seus encontros com a Terra e seus Filhos e ulteriormente, consigo mesmo.

Quando chegar o momento em que Ch'ien, O Céu, encontrar com K'un, A Terra, ambos formarão o Hexagrama Tai, Paz... simbolizando o longo caminho entre a escuridão da crueza da matéria e a iluminação da consciência do espírito.

Em P’i, Estagnação, vemos que existe o adentramento das Linhas Yin através o Hexagrama: é o anúncio do Outono que trará o Inverno, a plenitude da Não-Luz das Linhas Yin, em K'un, o Receptivo Repetido.  No entanto, vemos que em Tai, Paz, existe o adentramento das Linhas Yang através o Hexagrama: é o anúncio da Primavera que trará o Verão, a plenitude da Luz das Linhas Yang, em Ch'ien, o Criativo.

Portanto, em P’i, Estagnação, existe um movimento que leva à Interiorização enquanto que, em Tai, Paz, o movimento é ao inverso, leva à Exteriorização.

Podemos perceber que existem duas Linhas importantes no Hexagrama P’i, Estagnação: elas são a Segunda Linha, o Homem da Terra, no Trigrama da Terra, em K'un, o Receptivo; e a Quinta Linha, o Homem do Céu, no Trigrama do Céu, em Ch'ien, o Criativo.  No entanto, a Segunda Linha, Yin, faz parte da Estagnação que se aproxima e a Quinta Linha, Yang, ainda faz parte da plenitude da Luz que se sustenta.  Ou seja, o Homem da Terra já está em seu movimento de interiorização - porque o Trigrama da Terra tem movimento descendente e o Homem do Céu ainda se encontra em seu movimento de exteriorização - porque o Trigrama do Céu tem movimento ascendente.

Por todas essas razões, a Segunda Linha é Co-Governante e a Quinta Linha é Governante do Hexagrama: Homem da Terra e Homem do Céu atuam enquanto Linhas imperativas em P’i, Estagnação, cada qual dentro de sua própria Virtude.

E essas Virtudes intrínsecas de Ch'ien - o movimento ascendente e a exteriorização - e de K'un, - o movimento descendente e a interiorização - são também confirmadas através os Trigramas Nucleares: Sun, o Vento, a Madeira, a Suavidade, a Penetração, é o Trigrama Nuclear Superior e ratifica a movimentação ascendente e a exteriorização de Ch'ien, o Céu, no Trigrama do Céu no Hexagrama Original, em P’i, Estagnação.  E Ken, a Montanha, a Quietude, a Imobilidade, o Mestre, ratifica a movimentação descendente e a interiorização de K'un, a Terra, no Trigrama da Terra.

O Hexagrama Nuclear inserido é, então, Ch'ien, Sun sobre Ken, Vento e a Madeira sobre a Montanha, o Processo Gradual, o Desenvolvimento: em seu tempo, o Inverno chegará; em seu Tempo, o Verão chegará.


....................


E assim, todos os Encontros ou Hexagramas passam a se suceder tecendo, em Trama e Urdimento, em Linhas Yang e Yin, O Caminho do Céu...

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada